Massa de ar polar vai provocar queda de neve e descida das temperaturas no fim de semana
O IPMA alertou que a precipitação ocorrerá sob a forma de neve acima dos 1400/1600 metros de altitude.
O IPMA alertou que a precipitação ocorrerá sob a forma de neve acima dos 1400/1600 metros de altitude.
O valor médio da temperatura média do ar foi 19ºC, +2,21ºC do que o valor normal no período de referência de 1991-2020.
Depressão Claudia vai manter-se até quinta-feira.
Segundo o IPMA, "os maiores acumulados de precipitação deverão registar-se no litoral Norte e Centro e nas regiões montanhosas, podendo até domingo" superar "em alguns locais os 150 mm".
Por causa da chuva forte, o IPMA já emitiu aviso laranja para as regiões do norte e centro entre as 3h de sexta-feira e as 00h00 de sábado e aviso amarelo apenas para os distritos de Lisboa, Santarém e Castelo Branco entre as 3h de sexta-feira e as 6h de sábado.
De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, cerca de uma centena de concelhos do interior norte e centro e Algarve estão em perigo muito elevado de incêndio rural.
Distritos de Vila Real, Bragança, Viseu, Guarda, Castelo Branco, Santarém, Portalegre e Faro estão esta quarta-feira em risco máximo de incêndio.
Distritos de Bragança, Viseu, Évora, Guarda, Vila Real, Setúbal, Lisboa, Beja, Castelo Branco e Portalegre vão estar sob aviso amarelo até às 18h00 de quinta-feira.
A temperatura máxima deverá registar uma descida acentuada no domingo, entre seis a 10 graus no interior e três a seis graus no litoral.
Homem de 42 anos é residente de Ponte da Barca e "conhecia muito bem o terreno".
O IPMA prevê para hoje uma pequena descida da temperatura máxima, em especial no litoral Norte e Centro, e uma pequena subida no Algarve. A temperatura mínima também deverá descer.
O IPMA prevê para hoje céu geralmente limpo, com nebulosidade temporária no litoral oeste, e uma pequena subida da temperatura máxima no litoral Norte e Centro e na região Sul.
Em situação de inalação de fumos, a DGS recomenda retirar a pessoa do local e evitar que respire o fumo ou esteja exposta ao calor.
O perigo de incêndio rural vai manter-se elevado pelo menos até segunda-feira em alguns distritos.
Em perigo máximo de incêndio estão concelhos dos distritos de Bragança, Vila Real, Braga, Viseu, Guarda, Coimbra, Castelo, Branco, Portalegre, Santarém e Faro.
O perigo de incêndio rural vai começar a aumentar a partir de terça-feira e vai manter-se elevado pelo menos até ao fim de semana, avança o IPMA.