Sábado – Pense por si

Lucília Galha

Cancro: Os novos avanços da medicina

Drogas vivas no corpo durante meses, robôs que operam com menos danos, implantes milimétricos de gelatina, terapias que salvam vidas e estão a tornar crónica a terrível doença.

O que é e como funciona o sistema imunitário (1)

As células imunológicas começam por ser células estaminais imaturas na medula óssea e respondem a diferentes citocinas (mensageiros hormonais para a maioria dos efeitos biológicos no sistema imunitário) e sinais químicos para se desenvolverem depois em células imunitárias específicas, como as células T, células B ou fagócitos. 

Ana Bela Ferreira

Biomarcador determina eficácia da quimioterapia. Objetivo: "Menos doentes submetidos a um tratamento, sem clara vantagem"

Guadalupe Cabral liderou investigação. "Mais de 50% das doentes que fazem este tratamento pré-cirurgia revelam, posteriormente, não ter nenhum benefício em fazê-lo e, entretanto, foram sujeitas durante seis meses a um tratamento agressivo, potencialmente tóxico para outros tecidos, com vários efeitos secundários e, eventualmente, estiveram a adiar a aplicação de uma terapia mais eficaz", alerta.

Diogo Camilo

Vacina da Pfizer obriga a abstinência sexual de 30 dias?

O juiz anti-máscara e anti-confinamento, Rui Fonseca e Castro, refere em vídeo alegadas informações que não estão a ser veiculadas a quem toma a vacina. Diz que a taxa de mortes por covid-19 aumenta ao mesmo ritmo que a vacinação mas, em maio, Portugal vacinou 47 mil pessoas por cada morte que registou.

A Newsletter Na Revista no seu e-mail
Conheça em primeira mão os destaques da revista que irá sair em banca. (Enviada semanalmente)