
Rússia: 22 pessoas morreram num incêndio num lar de idosos
Espaço não se encontrava licenciado. Autoridades russas já estão a investigar o caso.
Espaço não se encontrava licenciado. Autoridades russas já estão a investigar o caso.
Nos lares morreu-se solitariamente e ante a indiferença geral. A mobilização de meios chegou demasiado tarde, deixando progredir a voracidade do vírus e matando 3.750 residentes em lares até ao início deste ano.
Esta percentagem é inferior à de países com Espanha e França, onde a taxa de letalidade em lares de idosos se aproxima dos 50%. Portugal tem neste momento 364 surtos ativos.
O processo de vacinação vai "abranger todas as pessoas" que estejam em lares legais ou ilegais. Segundo a ministra da Segurança Social existem cerca de 2.700 lares licenciados e 788 sem licenciamento formal, nos quais existe um total de 5% de pessoas com teste positivo ao novo coronavírus.
Segundo os sociais-democratas, "não existem no plano de vacinação as 70 mil doses que estes idosos deveriam tomar, sendo grupo de risco igual a qualquer outro nas suas circunstâncias".
Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social garantiu que todos os idosos em lares ilegais estão abrangidos nas prioridades do plano de vacinação contra a covid-19.
Nos últimos nove meses, a Segurança Social deu ordem de encerramento a 90 lares de idosos. João Ferreira de Almeida, presidente da ALI, diz que há mais de 30 mil utentes a viver em más condições.
Ordens foram dadas entre março e novembro. 23 instalações foram encerradas com urgência.
Os deputados do PSD insistem no mapeamento completo dos lares e de outras instituições em situação irregular ou ilegal, criticando o silêncio do Governo sobre a exclusão destes idosos do plano de vacinação para a covid-19.
Carlos Carreiras indica que uma festa num clube de luxo, a que se seguiu outro festejo de aniversário, causou muitos casos na vila.
Ana Mendes Godinho adiantou que desencadeou "todos os procedimentos" para obter o máximo de informação possível sobre as várias situações relatadas.
Ministras da Saúde e da Segurança Social estão a ser ouvidas no Parlamento por causa dos surtos de Covid-19 em lares de idosos.
Este vírus revelou o estado em que vivem milhares de idosos, ao suposto cuidado de lares que as autoridades deveriam investigar. Ordem dos Enfermeiros está há 4 anos a alertar, denunciar e a esperar.
A Segurança Social encerrou o estabelecimento Associação Larsenior CART, em São Mamede de Infesta. Ação contou com a colaboração da Unidade de Saúde Pública local.
Segundo a secretária de Estado da Ação Social, está a ser "concertado com os parceiros do setor social, permitir a redução das mensalidades pagas pelas famílias, nomeadamente na resposta creche, mas também noutras respostas sociais".
O presidente da Associação de Lares, João Ferreira de Almeida, acredita que abrir as visitas esta semana foi demasiado cedo e muitos lares adiaram os encontros porque tiveram pouco tempo para se adaptarem.