Sábado – Pense por si

Ana Taborda

O poder e a fortuna dos Duques de Palmela

Perseguidos pelo Marquês de Pombal, chegaram a ser a família mais rica do País – com um casamento que envolveu acusações de rapto e tentativas de suborno. Um dos descendentes do I duque levou a Rainha Isabel II a conhecer a Arrábida. Outros cruzaram os seus nomes com Espírito Santo, Soares Franco e Van Zellers.

A importância dos Palmela

O duque de Palmela já teve mais rendimentos do que o Rei. Atualmente, a Casa Palmela continua a ter grande importância, com empresários em várias áreas, dos vinhos à cortiça. E ainda: um dia com Hugo Soares, líder parlamentar do PS; reportagem sobre os cuidadores, que não são profissionais mas cuidam dos outros a tempo inteiro.

Ana Taborda

Quando ricos e famosos alugam as suas quintas e palacetes

Pode dormir na casa que guarda os botões de punho que o Rei D. Carlos usava quando foi assassinado, almoçar num palácio que pertenceu ao 2º duque de Palmela – com um dos seus descendentes –, ou ter pensão completa assinada pelo chef José Avillez.

Pedro Henrique Miranda

15 vinhos para aquecer o seu inverno

Há frios que só o vinho consegue atenuar. Para tardes frescas ao sol e para noites de inverno rigorosas, trazemos-lhe uma seleção de vinhos poderosos, elegantes ou simplesmente surpreendentes, em harmonia com todos os momentos da estação.

Filipa Vaz Teixeira

Os vinhos do Tejo mostram-se em Santarém

Depois do interregno de um ano, o Tejo a Copo está de regresso, a 12 de março, com 26 produtores a mostrarem os seus argumentos em Santarém.

Rita Bertrand

Estrada de vinho à beira do Tejo

Não é a mítica Route 66 da América, mas uma das mais importantes de Portugal. Ao longo dos seus 150 quilómetros, na margem esquerda do rio, há 14 produtores de vinho para descobrir. Chama-se agora Tejo Wine Route 118.

Markus Almeida

Tudo sobre a casta-rainha do Tejo, a Fernão Pires

Dá origem a vinhos frutados, aromáticos e frescos – a pedir a chegada dos dias quentes –, mas também colheitas tardias e néctares velhos, com personalidade. Provámos monovarietais de todos os formatos e feitios

Henrique Granadeiro ganha prémio com vinho

O vinho Poliphonia Signature 2008, produzido no Alentejo pelo gestor e empresário Henrique Granadeiro, é o melhor vinho tinto do Concurso Mundial de Bruxelas de 2012, foi esta segunda-feira anunciado oficialmente pela própria organização.

A Newsletter As Mais Lidas no seu e-mail
Às Sextas-Feiras não perca as notícias mais lidas da semana