Sábado – Pense por si

O diploma foi aprovado na terça-feira e prevê várias alterações
Tiago Neto

Lei da Nacionalidade. O que muda e por que está a provocar críticas?

O diploma aprovado no Parlamento, com o apoio da direita, introduz prazos mais longos de residência, novos critérios de integração e possibilidade de perda de nacionalidade. Críticas da esquerda e das associações de imigrantes alertam para “retrocesso civilizacional”.

Parlamento debate nova lei da nacionalidade, com prazos de residência prolongados
Lusa

Nacionalidade obtida só ao fim de 10 anos e sete para UE e países e língua portuguesa

Se esta mudança se confirmar na terça-feira, em votação final global, a nova lei vai referir que a obtenção da nacionalidade requer residência legal "no território português há pelo menos sete anos, no caso de nacionais de países de língua oficial portuguesa e de cidadãos de Estados-membros da União Europeia (EU), ou dez anos, no caso de nacionais de outros países".

Ricardo Santos

Isak Andic (1953-2024): o pai da Mango

Nasceu na Turquia, tinha uma fortuna estimada em 4,3 mil milhões de euros, criou a cadeia de lojas Mango e era a pessoa mais rica da Catalunha. Morreu a 14 de dezembro, ao cair de uma ravina.

Susana Lúcio

Cristovão Colombo mais perto de ser português?

Um estudo do ADN do navegador, o primeiro europeu a chegar à América, indica que tinha antepassados judeus sefarditas, população rara em Génova no séc. XV. O mais provável é ser da Península Ibérica.

Quem escreveu a Bíblia?

Foram os escribas anónimos, os próprios profetas ou até uma mulher? Nesta edição, fomos à procura de novas pistas sobre os autores da Bíblia. E ainda: como é o amor entre casais com mais de 70 anos; pequeno incêndio na nona edição do Natal à Chef.

A Newsletter Na Revista no seu e-mail
Conheça em primeira mão os destaques da revista que irá sair em banca. (Enviada semanalmente)