Sábado – Pense por si

FMI recomenda a Portugal reduzir isenções fiscais e melhorar a eficiência da despesa pública
Lusa

FMI aconselha Portugal a reduzir isenções fiscais e a gastar melhor em 2026

Portugal deve "avançar com reformas para eliminar os desincentivos à expansão das empresas - por exemplo, o imposto progressivo sobre o rendimento das empresas [IRC] -, melhorar o acesso ao financiamento, resolver a dualidade do mercado de trabalho, continuar a progredir nos resultados da educação e simplificar a burocracia".

6
Raquel Lito

Grande corrida às casas: jovens começam a comprar e proprietários vendem melhor

Sara e Diogo preparam-se para a compra de um T2, através de financiamento bancário a 100%. Inês e Jorge fizeram melhoramentos na primeira habitação com o que pouparam em isenções fiscais. João estreia-se nas obras para reabilitar a sua moradia. Nas gerações seguintes, as vendas e trocas andam a bom ritmo pela valorização contínua e baixa das taxas de juro.

Bruno Faria Lopes

Apoios para jovens comprarem casa alimentam um mercado que "voltou à loucura"

Leilões de propostas, empreendimentos que se vendem em semanas, preços a subirem mais de 8,5% no terceiro trimestre. As isenções de IMT e de Imposto de Selo para quem tem menos de 35 anos adicionam procura a um mercado que voltou a ficar ao rubro com a descida dos juros. Especialistas pedem medidas para estimular a oferta.

6
Paulo Vila

Montenegro obteve isenções fiscais, mas com truques

A SÁBADO consultou todos os documentos da casa de Luís Montenegro. O líder do PSD obteve uma Certidão de Reabilitação Urbana da Câmara de Espinho: Mas não reabilitou nada e demoliu tudo. Com tudo isso, conseguiu poupar perto de 100 mil euros em impostos, só no IVA.

A Newsletter SÁBADO Edição Noite no seu e-mail
Tudo o que precisa de saber sobre o que está a acontecer em Portugal e no mundo. Enviada de segunda a domingo às 21h