Nobel da Medicina premiou investigação que abriu "nova frente no combate a doenças difíceis"
"É mais uma frente que a ciência abre contra doenças que são, no presente, difíceis de tratar", salientou o investigador Miguel Castanho.
"É mais uma frente que a ciência abre contra doenças que são, no presente, difíceis de tratar", salientou o investigador Miguel Castanho.
A descoberta dos cientistas Victor Ambros e Gary Ruvkun pode vir a ter várias implicações na saúde humana, nomeadamente no que diz respeito ao tratamento de doenças como o cancro e Alzheimer.
Se a idade biológica for cinco anos superior à idade cronológica há um risco 40% superior de sofrer de demência vascular ou de um AVC, refere um novo estudo.
O governo sueco pretende acabar completamente com as aprendizagens através de meios digitais antes dos seis anos.
Grupo de médicos dedicou-se a avaliar os resultados de operações efetuadas por homens e mulheres. Técnica, velocidade e perceção de risco foram apontadas como as principais razões para os cirurgiões homens terem piores resultados.
O biólogo sueco venceu o Nobel da Medicina 2022 pelas “suas descobertas sobre os genomas de hominídeos extintos e a evolução humana”.
Um em cada cinco portugueses sofrem de ansiedade – no mundo são mais de 300 milhões. Onze médicos e psicoterapeutas enumeram as formas de prevenir e tratar uma doença que não se vê mas que se pode tornar incapacitante.
Cientistas mostram como o cruzamento entre 'sapiens' e neandertais, há 50 mil a 70 mil anos, ajudou os humanos a travar vírus como a varíola e o VIH, mas nos tornou mais sensíveis à covid-19.
Os vencedores do Nobel da Medicina usaram a pimenta e o mentol para nos explicarem como o nosso corpo sente o calor e o frio. Os laureados com o Nobel da Física explicam-nos como o aumento do dióxido de carbono contribui para a subida da temperatura na Terra - e porque um dia de chuva não significa que o aquecimento global não seja real.
70% das vítimas de violação sofrem de uma paralisia temporária, provocada pelo medo. No Porto, centro para vítimas de violência sexual recebe denúncias de violação e importunação sexual.
O risco de desenvolver complicações derivadas da covid-19 aumenta devido à presença de genes herdados do homem de Neandertal e que têm sido passado de geração em geração há 60 mil anos.
As descobertas poderão ajudar a evitar uma segunda vaga da pandemia. Segundo cientistas da Suécia e África do Sul, os anticorpos podem ajudar a bloquear a entrada do vírus no hospedeiro.
O tratamento está ainda em fase clínica de testes mas demonstrou ter efeito sobre a etapa inicial de infeção do novo coronavírus no corpo humano.
Estudo revelou que o uso do lítio pode ser promissor para tratar crianças que foram sujeitas a radioterapia e desenvolveram posteriormente défices de memória e aprendizagem.
Os Nobel da Medicina e Fisiologia, Física e Química de 2019 já foram entregues. Mas em que contribuem as inovações protagonizadas pelos seus nove laureados para a melhoria da nossa vida?
William G. Kaelin Jr, Sir Peter J. Ratcliffe e Gregg L. Semenza venceram o mais prestigiado prémio da Medicina por abrirem caminho a novas estratégias na luta contra doenças como a anemia ou o cancro.