Melatonina: perigo para o coração?
Comprimidos e gomas para dormir estão na moda e vendem-se em todo o lado, mas um novo estudo aponta para o eventual perigo de insuficiência cardíaca. Três especialistas analisam o alerta.
Comprimidos e gomas para dormir estão na moda e vendem-se em todo o lado, mas um novo estudo aponta para o eventual perigo de insuficiência cardíaca. Três especialistas analisam o alerta.
O sono é um dos três pilares da saúde, juntamente com a alimentação e o exercício físico, mas são cada vez mais os portugueses que têm dificuldade em usufruir de noites retemperadoras. As horas em branco perturbam o cérebro e aumentam o risco de depressão, demências e obesidade.
"Banzo", com realização de Margarida Cardoso, "Hanami", de Denise Fernandes, "Os Papéis do Inglês", realizado por Sérgio Graciano, "Sobreviventes", de José Barahona, e "Sonhar com Leões", de Paolo Marinou-Blanco, foram os pré-selecionados.
Colocar à frente da ventoinha uma garrafa de água gelada para espalhar ar fresco, ou escrever cinco problemas numa folha A4 para arrumá-los nas horas de sono são estratégias que ajudam. Além da alimentação leve e do telemóvel desligado. O pneumologista Joaquim Moita esclarece.
O seu médico particular, Theodor Morell, administrava-lhe narcóticos pesados e chegou a dar-lhe 800 injeções. O Führer sofreu de Parkinson nos últimos tempos de vida.
"O tipo de tempo de ecrã não parece importar tanto como a quantidade total de tempo passado em frente a um ecrã na cama", explicou Gunnhild Johnsen Hjetland, do Instituto Norueguês de Saúde Pública e principal autora.
"Três Camadas de Noite" é um relato ao mesmo tempo bem humorado e desesperado do nascimento de um filho e o consequente nascimento de uma mãe – e é uma história sobre maternidade e depressão.
Vendem-se em supermercados, parafarmácias e até cabeleireiros. Na Internet, o cardápio de indutores de sono à base de melatonina é mais vasto: há quem encomende dosagens altíssimas (9 mg) dos Estados Unidos, sem receita médica. Consumidores justificam a escolha, enquanto médicos e especialistas advertem para os efeitos nocivos.
A Associação Portuguesa do Sono apela à priorização e à consciencialização de uma noite bem dormida, uma vez que tem efeitos a nível da saúde e bem-estar.
Andreia sofreu às mãos do violador de Telheiras, Cristina foi vítima do marido, Maria do namorado da irmã e Ana do padrasto. Numa altura em que se multiplicam notícias de casos, a SÁBADO recolhe quatro testemunhos de quem denuncia e tenta ultrapassar o trauma.
A 9 de abril, os The Horrors vão subir a palco no Hard Club, no Porto, e a 10 de abril, passam pela República da Música, em Lisboa. O lançamento do novo álbum da banda está previsto para 21 de março.
E eis que regressam as desbravadas histórias de quatro amigos (e várias amigas) nos seus mundos de relações. A ver vamos se há algo a acrescentar ao que fez da série um sucesso.
Prometem mais energia e hidratação com ingredientes que incluem aminoácidos e substâncias essenciais como sódio e potássio. A marca mais recente foi lançada por youtubers e conquistou os jovens. Mas serão saudáveis?
O mercado está cheio de soluções que prometem noites descansadas. Para os especialistas, a monitorização enquanto dormimos causa ansiedade.
Apesar de não falar, o intestino passa a vida a enviar mensagens de alerta, de forma a travar o avanço dos problemas causados pela ingestão de alimentos prejudiciais.
Agora ela. Triagem. Estava-se mesmo a ver. Mas havia que esperar pelo médico. Encostou-se ao meu ombro num agradecimento. «Ainda bem que viemos». Era a sua forma de reconhecer que a água não é a cura de todos os males.