Japão aprova estímulos de 117,5 mil milhões de euros para mitigar efeitos da inflação
Takaichi revelou que o novo Executivo japonês planeia impulsionar o investimento em setores como a construção naval e a inteligência artificial.
Takaichi revelou que o novo Executivo japonês planeia impulsionar o investimento em setores como a construção naval e a inteligência artificial.
Milhares de pessoas marcharam, esta quarta-feira, em direção ao Palácio do Parlamento, na capital romena, Bucareste, exigindo salários mais altos, medidas para conter a inflação e redução de impostos para os trabalhadores
Estimativa rápida do INE aponta para um abrandamento de uma décima na variação homóloga do índice de preços no consumidor. Preço dos alimentos tem primeiro alívio após meses de subidas a pique.
"O Conselho do BCE decidiu hoje manter as três taxas diretoras. A inflação continua próxima do objetivo de 2% a médio prazo e a avaliação do Conselho do BCE continua, de forma geral, inalterada", refere um comunicado emitido pelo decisor da política monetária europeia.
Rosário Palma Ramalho confirma que os dados apontam para que as pensões de até cerca de mil euros tenham uma atualização de 0,5 pontos acima da inflação. Estimativa do Negócios aponta para 2,8%. Ministra admite bónus que o ministro das Finanças considera "muito mais difícil" e critica proposta do PS para aumentos permanentes.
Pelo quarto ano consecutivo, as pensões mais baixas têm quase certa uma atualização acima da inflação. Mas Governo e principais partidos da oposição mantêm na mira reforços adicionais.
O INE estimou uma variação média nos últimos doze meses de 2,4%, um valor idêntico ao de agosto.
Urgências fechadas, grupos de WhatsApp para combinar inflação de preços, bases de dados suspeitas: como uma manobra orçamental de Sócrates viciou o SNS em prestadores e criou um negócio milionário para as multinacionais de recrutamento. Só este ano, até agosto, foram pagos €230 milhões. Uma única empresa já faturou €56 milhões, desde 2009.
A inflação dá sinais de abrandamento, as taxas de juro estão em revisão e o mercado imobiliário em Portugal volta a agitar-se.
“O Governo incluirá ainda na proposta de Lei do Orçamento do Estado para 2026 a atualização das propinas de licenciatura com base na taxa de inflação de 2025”, anunciou Fernando Alexandre.
A inflação subjacente, que exclui o efeito dos preços mais voláteis, como energia e alimentos frescos, também se manteve estável, em 2,3%, o mesmo nível de maio e junho.
O próximo ano deverá trazer um novo aumento das rendas que pode chegar até 2,2%, segundo os últimos dados da inflação. Valor definitivo desse aumento só deverá ser conhecido no final de agosto, mas os economistas ouvidos não antecipam alterações significativas.
Com a independência da Reserva Federal em causa esboça-se um cenário de descontrolo crescente devido a riscos de inflação e retirada dos investidores do mercado obrigacionista norte-americano.
Estimativa rápida do INE revela que a variação homóloga do índice de preços no consumidor terá aumentado uma décima face ao mês anterior. Preços dos bens energéticos terão regressado a valores negativos. Inflação nos alimentos terá voltado a acelerar.
A poupança está em máximos de duas décadas e nunca houve tanto dinheiro de depósitos, mas nenhuma opção sem risco - depósitos, certificados de aforro ou PPR - vai conseguir bater a inflação este ano. Depósitos nos bancos mais pequenos continuam a ser a "agulha no palheiro": há mais de 20 com taxas anuais líquidas acima de 1,6%.
Significa mais 0,2 pontos percentuais do que em abril.