
Nuno Portas: "O Ser Urbano", uma vida dedicada à arquitetura, urbanismo e serviço público
Nuno Rodrigo Martins Portas, uma das figuras de referência na cultura portuguesa, nasceu em 23 de setembro de 1934, em São Bartolomeu e morreu este domingo.
Nuno Rodrigo Martins Portas, uma das figuras de referência na cultura portuguesa, nasceu em 23 de setembro de 1934, em São Bartolomeu e morreu este domingo.
Três dos seis parques de estacionamento a disponibilizar no âmbito desta parceria "ficam agora disponíveis", nomeadamente Belenenses, Olivais Sul e Infante D. Henrique, enquanto os outros três ficarão "até ao final do mês", designadamente Carnide, Laranjeiras e Xabregas, de acordo com a câmara.
O historiador defende que os Descobrimentos foram determinantes para colocar o País no mapa e que D. Manuel I foi o primeiro monarca global da História. Além disso, diz, não devemos julgar o passado.
"Cada um de nós é uma soma do nativo e do migrante, do europeu e do africano, do branco, do negro e de todas as outras cores humanas. Somos descendentes do escravo e do senhor que o escravizou", declarou.
Mostrou um país a preto e branco que se transformou com a Revolução de Abril. Fotografou rostos anónimos e celebridades com a nobreza exigida em cada momento e fez da máquina fotográfica a sua arma.
Eduardo Gageiro morreu esta madrugada, em Lisboa, aos 90 anos.
Atribuição do nome Papa Francisco ao Parque Tejo foi viabilizada com a abstenção dos Cidadãos Por Lisboa e do Livre, e com os votos a favor da liderança PSD/CDS-PP, PS, PCP e BE.
Teresa Costa Macedo integrou como secretária de Estado da Família os governos de Francisco Sá Carneiro (1980-1981) e Francisco Pinto Balsemão (1981 e 1981-1983).
D. Afonso Henriques foi o mais votado nesta consulta popular que elegeu as maiores figuras da História de Portugal, surgindo destacado de outras personagens famosas. Luís de Camões, Ramalho Eanes e até Cristiano Ronaldo também aparecem no top das preferências. Se formos analisar por regiões, o avançado do Al-Nassr surge em 1º lugar no Alentejo.
Nove séculos, 10 milhões de pessoas: o que nos distingue? Os leitores ditaram a ordem, numa votação online no site da SÁBADO. Ganhou a língua portuguesa (“a minha pátria”, para Pessoa), seguida pelo 25 de Abril, mas houve espaço para a saudade, o vinho e o bacalhau ou a trilogia Fátima, futebol e fado. Sabemos ver-nos ao espelho? Retrato em 21 imagens, uma por cada ano da SÁBADO.
Apareceu pela primeira vez nos jornais ainda não tinha 4 anos, depois de assistir ao atropelamento mortal da mãe. Descendente de ferroviários, cresceu de terra em terra, mas foi em Santarém, ao volante de um Citroën 2CV, que pediu a mulher em casamento. Juntos adotaram dois bebés, viajaram pela Europa a acampar e viram o cancro matar o herói de Abril. No Luxemburgo, a filha Catarina tornou-se delegada sindical. Os netos cresceram a ouvir as histórias do avô revolucionário.
A Companhia Olga Roriz celebra 30 anos e vai remontar o espetáculo A hora em que não sabíamos nada uns dos outros, de Peter Handke.
Porta-voz das 12 empresas que tentam travar medida defende que a câmara pretende regular não uma categoria de veículo, mas "regular aquilo que o tribunal lhes proibiu de fazer, que é regular a nossa atividade".
A interdição entra em vigor na próxima segunda-feira, segundo a autarquia liderada pelo independente Rui Moreira.
Antes de entrar no carro oficial de regresso a França, Macron dirigiu-se novamente às centenas de pessoas que o aguardavam no exterior do Palácio da Bolsa e, durante cerca de 15 minutos, distribuiu cumprimentos.
No encontro que teve com Macron no Palácio de Belém, o Presidente da República condecorou também a primeira-dama francesa igualmente presente nesse encontro,