
Luís Montenegro indigitado primeiro-ministro
A confirmação foi avançada pela própria Presidência, no seu site.
A confirmação foi avançada pela própria Presidência, no seu site.
O PSD venceu as eleições regionais, conseguindo de 23 deputados e falhando por um a maioria absoluta, mas assinou esta semana um acordo de incidência parlamentar e governativa com o CDS-PP, que obteve um assento na Assembleia Legislativa.
Nomeações foram divulgadas em comunicado pelo gabinete do primeiro-ministro.
O problema e a origem desta onda xenófoba está nos políticos e nas suas políticas. Está em todos nós que, durante anos, não investimos o suficiente na integração, deixando o país impreparado para o fluxo migratório dos últimos anos. Está, também, na falta de políticas salariais e de desenvolvimento regional mais eficazes, permitindo que a desesperança azede e se transforme em ressentimento.
Barros Correia tomou posse em setembro do ano passado.
Neste curto encontro com Ursula von der Leyen, Luís Montenegro partilhou "alguns dos pontos de vista que o preocupam e motivam também em termos de governação para os próximos tempos".
Newsletter de quinta-feira
A reunião do PPE em Bruxelas tem início previsto para as 10h em Lisboa, mas antes Luís Montenegro vai ser recebido pela presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.
Líder da AD apresentará "ao Presidente da República a orgânica e composição do XXIV Governo Constitucional", lê-se na nota presidencial.
O último diretor do SIED foi Carlos Alberto Raheb Lopes Pires, que tomou posse como secretário de Estado da Defesa Nacional, substituindo Marco Capitão Ferreira, que se demitiu do Governo após ter sido constituído arguido na operação "Tempestade Perfeita".
Disse que Mussolini foi um "bom político", quer ilegalizar famílias LGBT e defende teorias da conspiração sobre a imigração na Europa. A partir de setembro, pode vir a liderar o governo italiano.
Depois de ter ouvido na terça-feira o Livre, PAN, BE e PCP, o chefe de Estado recebe hoje a Iniciativa Liberal, Chega, PSD e PS no Palácio de Belém. Assim, António Costa pode ser indigitado estando em casa, uma vez que este ato formal não exige a presença do nomeado.
Audiências começam à tarde com o Livre, depois o PAN, o BE, e terminam com o PCP. Amanhã seguem-se Iniciativa Liberal, Chega, PSD e o PS. Cada encontro deve demorar uma hora e Marcelo terá a tarefa facilitar, nem foi preciso a reunião entre Costa e Catarina a 31 de janeiro.
Duarte Costa é o novo nomeado. Mourato Nunes, antigo comandante-geral da GNR, é um dos arguidos no caso do negócio das golas antifumo e estava na liderança da Proteção Civil desde 2017.
Presidente da República diz que solução encontrada nos Açores não desrespeita a Constituição, mas não responde se gosta dela. PSD desmentiu negociações entre Rio e Ventura para um acordo na região.
O PS venceu as eleições legislativas regionais, no dia 25 de outubro, mas perdeu a maioria absoluta, que detinha há 20 anos, elegendo 25 deputados.