Eleições nos Açores: Vasco Cordeiro recebe José Manuel Bolieiro na quarta-feira

Lusa 10 de novembro de 2020
As mais lidas

O PS venceu as eleições legislativas regionais, no dia 25 de outubro, mas perdeu a maioria absoluta, que detinha há 20 anos, elegendo 25 deputados.

O ainda líder do executivo dos Açores, Vasco Cordeiro (PS), convidou o presidente indigitado do Governo Regional, José Manuel Bolieiro (PSD), para um encontro "que decorrerá no âmbito do processo de transição de executivos regionais", após as eleições de 25 de outubro.

Vasco Cordeiro
Vasco Cordeiro Lusa

O encontro, segundo o gabinete de Vasco Cordeiro, em nota enviada hoje à imprensa, decorrerá no Palácio de Santana, em Ponta Delgada, às 11:00 horas locais (12:00 em Lisboa) de quarta-feira.

"Entre as várias matérias em análise com relevância para o processo de transição de governos, constarão os procedimentos a adotar para o acompanhamento permanente da situação da pandemia de covid-19 na Região Autónoma dos Açores", lê-se ainda na nota enviada à imprensa.

O representante da República no arquipélago, Pedro Catarino, indigitou no sábado o líder do PSD/Açores, José Manuel Bolieiro, presidente do Governo Regional, na sequência das eleições de 25 de outubro, justificando a medida com o facto de a coligação PSD/CDS-PP/PPM (26 deputados) ter o apoio parlamentar do Chega (dois deputados) e do Iniciativa Liberal (um deputado), garantindo assim maioria absoluta no hemiciclo regional, com 29 dos 57 lugares.

No entanto, o PS venceu as eleições legislativas regionais, no dia 25 de outubro, mas perdeu a maioria absoluta, que detinha há 20 anos, elegendo 25 deputados.

A instalação da Assembleia Legislativa está marcada para 16 de novembro. Habitualmente, o Governo Regional toma posse, perante o parlamento, no dia seguinte.

Depois da tomada de posse, o programa do executivo terá de ser entregue na Assembleia Legislativa em 10 dias.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana
Artigos Relacionados
Investigação
Opinião Ver mais