Da área de floresta destruída ao incêndio num pavilhão: as polémicas que abalaram a COP30
A 30ª edição ficou marcada por outras controvérsias, nomeadamente a morte de um indígena e vários protestos.
A 30ª edição ficou marcada por outras controvérsias, nomeadamente a morte de um indígena e vários protestos.
Grupos indígenas interditaram a entrada da conferência climática da ONU, que decorre até dia 21 de novembro em Belém, no Brasil. Os manifestantes exigem respostas urgentes por parte da comunidade internacional sobre desflorestação, direitos territoriais e justiça climática.
Pastores da comunidade indígena sámi alertam que a exploração de minérios raros no norte da Suécia pode destruir rotas essenciais para os rebanhos de renas.
Cerca de 300 famílias de uma comunidade indígena estão prestes a serem retiradas da ilha de Gardi Sugdub, onde os habitantes se dedicam sobretudo à pesca e ao turismo.
Nasceu e cresceu no estado do Montana (EUA) e viveu uma década na reserva indígena Blackfeet. Entrou no filme "First Cow" e em séries como "Billions" e fez agora história, pela interpretação em "Assassinos da Lua das Flores".
Tymbektodem Arara foi encontrado morto 16 dias depois de denunciar situação.
O referendo incidiu sobre uma proposta de emenda à Constituição de 1901 para criar um órgão de membros eleitos da comunidade indígena, denominado Voz.
Richard Beauvais e Eddy Ambrose viveram vidas diferentes. O primeiro teve uma infância difícil numa comunidade indígena, o outro foi educado por ucranianos.
Com 38 anos, recebeu o “Nobel verde” pelo seu trabalho de preservação da Amazónia. A indígena que viu a sua casa invadida duas vezes, diz que não desiste de salvar o território dos garimpeiros.
Lula da Silva tomou posse a 1 de janeiro, juntamente com 37 ministros, um número recorde, e nesse mesmo dia assinou 11 decretos e três medidas provisórias: iniciou a política de controlo de armas, o restabeleceu medidas de combate ao desmatamento na Amazónia e assinou ainda a medida provisória que recria o Bolsa Família.
A ativista ambiental juntou-se, no dia 26, a dezenas de ativistas sami, um povo indígena do Ártico afetado por dois parques eólicos.
Selva, praia, lagos, vulcões, herança maia e colonial, cultura indígena, gastronomia, aventura e uma simpatia desarmante. A Guatemala tem tudo. Só precisa lá ir.
Durante os quatro anos de presidência de Jair Bolsonaro morreram 570 crianças Yanomami com doenças que poderiam ter sido curadas. As toxinas libertadas pelos garimpeiros ilegais contaminaram os rios com mercúrio, envenenando os peixes e a água com que a população indígena pratica a agricultura.
A morte de Myles Sanderson acontece dois dias depois da polícia ter localizado o corpo do outro envolvido nos esfaqueamentos, o irmão Damien Sanderson, de 31 anos, na reserva indígena.
Dez pessoas morreram e pelo menos quinze ficaram feridas. Mortes deram-se dentro de uma reserva indígena.
Quinze pessoas ficaram feridas. Algumas vítimas foram premeditadas mas outras, foram atingidas de forma aleatória. Droga pode estar na origem dos crimes.