Os últimos grandes traficantes de escravos em Portugal
Durante cem anos, aventureiros e capitalistas enriqueceram no tráfico de escravos. Ulrich, Bravo, Van Zeller ou o conde de Ferreira: as histórias dos últimos negreiros portugueses.
Durante cem anos, aventureiros e capitalistas enriqueceram no tráfico de escravos. Ulrich, Bravo, Van Zeller ou o conde de Ferreira: as histórias dos últimos negreiros portugueses.
"Portugal tem reservas a que se aplique uma tributação igual aos cigarros e a outras formas de fumar menos nocivas para a saúde", afirma o Governo, por acreditar que "o aumento da tributação [que daí resultará] tenderá a provocar mais comércio ilícito, à semelhança do que já acontece em vários países que seguiram essa opção".
Propostas da Comissão Europeia abrangem um imposto especial sobre o consumo de tabaco e impostos sobre os resíduos eletrónicos e o comércio eletrónico.
Bem precisa a pia instituição que as receitas aumentem 8,2% em relação a 2023 para, por exemplo, fazer face a alegados prejuízos de 50 milhões de euros em investimentos duvidosos que estão a ser investigados pelo Ministério Público.
Naquele que é o maior protesto desde o início das manifestações há um mês, os agricultores exigiram também a renegociação da Política Agrícola Comum da União Europeia, que, defendem, reduz consideravelmente os seus rendimentos.
Os portugueses vão apostar este ano mais de 15 mil milhões de euros online, quatro vezes mais do que antes da pandemia. As empresas gastam 200 milhões em promoção. E há o mercado negro: entrámos num casino ilegal, foi fácil. Difícil é lidar com o vício – e há cada vez mais casos dramáticos. Veja o vídeo.
O ex-chefe de gabinete de António Costa pode ter cometido um crime que não ocorreu a ninguém – e que mostra quanto valem os nossos “pacotes” anticorrupção.
Nesta legislatura o partido de André Ventura não apresentou iniciativas para reforçar instrumentos sindicais. Propostas para aumentar direitos dos trabalhadores centram-se no Estado. E o único sindicato conhecido como sendo próximo do Chega já encerrou a sua atividade.
O IVA da eletricidade em Espanha vai baixar pela segunda vez no último ano, agora de 10% para 5%, anunciou hoje o líder do Governo espanhol, o socialista Pedro Sánchez.
A medida será aprovada num conselho de ministros extraordinário que vai adotar um novo pacote de respostas à crise gerada pela guerra na Ucrânia e a consequente subida dos preços.
O número de propostas de alteração aprovadas ficou aquém de 10% das cerca de 1.500 submetidas.
Redução do Imposto sobre Produtos Petrolíferos choca com um aumento de preços dos combustíveis e redução prevista pelo Governo fica aquém das expetativas.
Com os preços a subir, os economistas dividem-se sobre a fórmula para combater os riscos associados à inflação. Aumentar rendimentos evita uma recessão ou alimenta uma espiral recessiva? A SÁBADO falou com quatro economistas que dão quatro receitas para a crise.
António Costa Silva recusa “hostilizar as empresas”, mas admite a criação de um imposto extraordinário sobre os lucros excessivos gerados pela escalada de preços.
Os preços de petróleo e gás disparam com a crise na Ucrânia. Há riscos de recessão e inflação. E Biden avisou para "o preço a pagar pelas sanções" à Rússia. Mas há quem esteja a lucrar e muito. Fará sentido criar travões às margens de lucro das petrolíferas? Como se arrefece o mercado?
Aos 35 anos, Boric é o mais novo presidente da história do país sul-americano e promete reformas estruturais na sociedade. Mas o seu caminho adivinha-se árduo.