
Consumo de droga à luz do dia na Mouraria
Há mais pessoas a fumar heroína e cocaína nas ruas da Mouraria – uma das razões é o fecho da sala de consumo da zona. Novo espaço, aceite pela Câmara de Lisboa, tarda em abrir.
Há mais pessoas a fumar heroína e cocaína nas ruas da Mouraria – uma das razões é o fecho da sala de consumo da zona. Novo espaço, aceite pela Câmara de Lisboa, tarda em abrir.
O álcool é a principal substância psicoativa consumida entre os jovens, seguindo-se o tabaco e, com uma expressão ainda menor, as substâncias ilícitas e determinados medicamentos psicoativos.
Conhecido como "gás do riso", o óxido nitroso tem sido associado a vários problemas de saúde, incluindo envenenamentos, queimaduras e lesões pulmonares e, em alguns casos de exposição prolongada, lesões neurológicas.
PCP e PS discordam de método de pressão ao Governo. Leia ainda sobre o impacto dos videojogos nos mais jovens.
Busca por ajuda no combate à dependência disparou no País. Especialistas falam na criação de um "universo paralelo" que "simula a vida, mas não é tão rico".
Segundo o relatório "verificaram-se agravamentos ao nível das idades de início dos consumos, das prevalências do consumo recente e atual, das de embriaguez severa e dos consumos de risco elevado/nocivo e da dependência".
Na única sala de consumo assistido de Lisboa os toxicodependentes são recebidos sem crítica. A maioria não quer deixar de consumir heroína e cocaína.
Andámos no Casal Ventoso, na Mouraria, nos Anjos e noutras zonas críticas de tráfico na capital. Há relatos de moradores coagidos a acolher traficantes, consumidores criados em zonas de elite e hoje sem-abrigo, outros a viverem em tendas. Na Invicta, a situação não é melhor. Veja o vídeo.
Pedro e André consumiram a substância que matou o ator Matthew Perry – cetamina –, entre outras. A procura dispara entre os jovens e especialistas alertam para os perigos.
A probabilidade de ser jogador patológico é superior entre os jogadores do sexo masculino e entre os jovens entre os 25 e os 34 anos, segundo o estudo hoje divulgado.
Três em cada quatro pessoas (75,8%) entre os 15 e os 74 anos tiveram pelo menos uma experiência de consumo de álcool ao longo da vida.
A proposta prevê a criação de um projeto municipal de acolhimento de emergência, para apoio e acompanhamento das pessoas timorenses que chegaram nos últimos meses à cidade de Lisboa, através da disponibilização de condições de habitação, trabalho, saúde e educação.
A cocaína rosa não se trata na realidade de droga, mas sim de uma mistura de várias substâncias. A mais comum é feita com cetamina, MDMA e cafeína.
André, José e Pedro tanto abusaram na bebida que agora estão em tratamento. As noitadas de copos entraram na rotina, entre amigos, e levaram à desmotivação na escola. O psiquiatra Luís Patrício acompanha estes casos clínicos, enquanto o ICAD alerta para a situação nos mais novos: o consumo quadruplicou em 10 anos.
Um estudo do ICAD deixa um alerta para a dependência da Internet e redes sociais entre os jovens. Melanie Tavares, do Instituto de Apoio à Criança, aconselha que os pais controlem o uso de ecrãs pelos filhos o mais cedo possível.
Newsletter de terça-feira