Psicólogos da Linha SOS Criança apoiam vítimas de fogos
A exposição a acontecimentos traumáticos pode deixar marcas no desenvolvimento das crianças, "influenciando o sono, a aprendizagem e até a forma como se relacionam com os outros", alerta o IAC.
A exposição a acontecimentos traumáticos pode deixar marcas no desenvolvimento das crianças, "influenciando o sono, a aprendizagem e até a forma como se relacionam com os outros", alerta o IAC.
Em apenas uma semana decorreram quatro ataques: em Washington, Hamburgo, Liverpool e Filadélfia. À SÁBADO dois psicólogos explicam o que poderá proporcionar este tipo de comportamentos.
A PSP lançou um alerta aos pais sobre as combinações de emojis utilizadas pelos jovens, assim como os seus significados em conversas de teor sexual e relacionadas com drogas. Fenómeno ganhou visibilidade depois de ser retratado na série "Adolescência".
A SOS Criança, plataforma de combate ao bullying com vários protocolos com o Estado criada pelo Instituto de Apoio à Criança, está em atividade desde 1988.
Psicóloga clínica explica que agora é importante restabelecer rotinas e se possível entregar a criança de 18 meses a alguém com quem tenha laços afetivos. Apesar de não saber interpretar o que viu, gatilhos podem surgir mais tarde na vida.
O recém-eleito presidente da direção do Instituto de Apoio à Criança defende que não há temas tabus e que devemos explicar o que são abusos sexuais aos filhos, porque informar é proteger. O psicólogo alerta para a dependência dos telemóveis e pede bom senso.
A estratégia para conseguir abordar um jovem que a equipa detete na rua começa por uma "conversa simples", para que, a partir daí, se construa uma "relação de afeto, de confiança e de proximidade".
Benfica e Marselha voltam a defrontar-se esta quinta-feira, dia 11, 34 anos após o célebre golo de Vata com a mão. O ex-benfiquista Valdo fala dessa eliminatória e de outros episódios da carreira: do castigo do pai, que o mandou para as obras por faltar à escola, ao gosto por ópera.
Um estudo do ICAD deixa um alerta para a dependência da Internet e redes sociais entre os jovens. Melanie Tavares, do Instituto de Apoio à Criança, aconselha que os pais controlem o uso de ecrãs pelos filhos o mais cedo possível.
A SÁBADO falou com a psicóloga e coordenadora do Instituto de Apoio à Criança Melanie Tavares sobre as possíveis formas de combater os impactos da utilização das redes sociais na saúde mental das crianças e jovens.
A psicóloga, responsável por um estudo sobre castigos corporais, descobriu que 30% ainda os praticam e em muitos casos em bebés. Defende que causam baixa autoestima e não são eficazes.
O parlamento aprovou ainda, por unanimidade, a audição do presidente da Conferência Episcopal Portuguesa e da ministra da Justiça.
A plataforma ainda não está disponível em Portugal, mas já resultou em casamentos noutros países.
A Escola de Circo do Chapitô abre as suas portas para um Open Day dedicado ao Curso de Cenografia, Figurinos e Adereços.
O primeiro Investigação SÁBADO relata dois casos que marcam a atualidade: os "boys" de Medina, colocados entre autárquicas e legislativas e uma polémica decisão de adoção que pode afetar irremediavelmente o futuro de uma criança de quase 3 anos. Um programa a não perder hoje, às 14h10, na CMTV, com Sandra Felgueiras.
"Uma pessoa com dificuldades em orientar a sua vida, em ter ideias claras, não parece poder identificar-se com o racionalismo gélido de um delinquente tão claramente mental", pode ler-se no acórdão do Supremo Tribunal de Justiça.