Sábado – Pense por si

Mais desafios, novas batalhas

Um espaço que não consegue garantir a sua própria segurança perde escala económica: quem quer nele investir? Sem soberania não haverá Estado Social e conceitos como Desenvolvimento ou Bem-Estar ficam comprometidos. Como explicar que o regresso da(s) Guerras(s) tem de nos obrigar a rever essa prioridade?

André Almeida Santos

Os nómadas sentimentais de Wong Kar-wai na TV

Um dos cineastas de culto dos anos 1990 rendeu-se às possibilidades da televisão. "Blossoms Shanghai", a primeira série do realizador de Chungking Express, chega a 17 de junho à Filmin.

Luana Augusto

Ioga para os olhos

Há quem defenda que evita a necessidade de usar óculos, mas os cientistas dizem que não há milagres. Uma certeza: diminui o stresse.

Andreia Antunes

Quatro norte-americanos esfaqueados numa cidade na China

O grupo, que estava a dar aulas na China no âmbito de uma parceria, estava a visitar um parque na cidade de Jilin, quando foram abordados por um homem com uma faca. Os quatro estão hospitalizados e não correm perigo de vida.

João Carlos Barradas

Xi-Putin: o que ganham China e Rússia uma com a outra?

Aparentemente, as relações bilaterais prosseguem na senda da "amizade sem limites". Na realidade, Putin e Xi têm interesses comuns que propiciam entendimentos tácticos, nomeadamente na competição e confronto com os Estados Unidos.

Ventos de Oeste

Por uma União Europeia federal (9)

Embora prefira um bilião de vezes o "sistema americano" à organização política que vigora na Federação Russa, na China, na Turquia, no chamado Mundo Islâmico, e na generalidade dos países que não fazem parte do designado Mundo Ocidental (grupo no qual incluo também o México e os países da América do Sul), não considero os EUA um farol da Democracia.

Débora Calheiros Lourenço

Natal sem iPhones? Covid-19 continua a afetar fábrica na China

A China mantém a política covid zero, impondo confinamentos, testes em massa e quarentenas. Esta política tem tido um efeito importante na economia, levando à diminuição das importações e das exportações e à perda de valor da moeda chinesa.

Vasco Rato

A longa marcha de Xi Jinping

No poder desde 2012, o presidente ficará pelo menos até 2028 e quer cumprir o “Sonho Chinês” de “rejuvenescimento nacional”, e deixou-o claro no 20ª congresso do Partido Comunista Chinês. E isso tem consequências para a segurança internacional.

China Xi Jinping
Luís Francisco

Xi Jinping, o grande propagandista

A China forçou críticos ao silêncio, Hong Kong, Tibete e direitos humanos são temas-tabu para atletas internacionais. E as tempestades foram domadas com tecnologia. Tudo para parecer bem.

A Newsletter O Melhor do Mês Registados no seu e-mail
Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior. Enviada mensalmente