Hipertensão arterial (2)
Devido às suas características, o potássio é cada vez mais apontado como um elemento de controlo da pressão arterial, mas também de prevenção da hipertensão, doença cardiovascular e doença cerebrovascular.
Devido às suas características, o potássio é cada vez mais apontado como um elemento de controlo da pressão arterial, mas também de prevenção da hipertensão, doença cardiovascular e doença cerebrovascular.
Entre os medicamentos com pseudoefedrina destacam-se, por exemplo, o Actifed, Aerinaze, Aspirina Complex, Cegrinaso, Claridon, Dinaxil, Grinhals, Holsigrip e o Sinutab II.
Até ao final do ano, o Governo quer uniformizar todas as unidades dos Cuidados de Saúde Primários. A medida recebe o aplauso dos sindicatos, mas também acolhe reservas. De uma coisa não há dúvidas: a mudança terá impacto nos doentes.
Casas mais baratas, deslocações pagas e apoios nas contas da água. As autarquias em zonas remotas e envelhecidas fazem tudo para segurar estes profissionais de saúde. Os utentes ganham anos de vida – e os clínicos também.
Investigadores da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto descobriram que doentes com hipertensão e diabetes têm um défice ou disfunção na articulação entre neurónios e microvasos sanguíneos, mesmo antes de mostrarem lesões cerebrais ou AVC's.
O presidente da Associação de Medicina Geral e Familiar, Nuno Jacinto, alerta para as consequências de se continuar a descurar os doentes crónicos, porque uma coisa é um atraso de dois ou três meses, "outra é parar dois anos". E considera que não se podem continuar a usar as mesmas soluções do início da pandemia.
Cerca de 25% do tempo dos médicos de família está agora dedicado à pandemia. Resultado: há doentes crónicos descompensados, rastreios atrasados e cancros mais avançados e com menor perspetiva de cura.
Plano de vacinação contra a covid-19 vai ser revisto. Hipertensão e diabetes tipo 2 deixam de ser prioritárias.
Madalena Mourão, com mais de quatro décadas de serviço, escolheu continuar no SNS após a reforma, que ocorreu em 2014, sublinhando: "nem toda a gente tem este amor à arte".
O número de vítimas de acidentes de trabalho e de viação voltou aos níveis normais, revela o diretor clínico do Centro Hospitalar Universitário Lisboa Central.
Em carta aberta, a Associação Nacional das Unidades de Saúde Familiar destaca a falta de recursos humanos, lembra que ainda há muitos utentes sem equipa de saúde familiar e diz que muitas infraestruturas estão desajustadas da realidade e precisam de obras.
Os diabéticos e hipertensos sem condições para desempenharem funções em teletrabalho voltam a ter direito a justificar as faltas ao trabalho devido à pandemia.
Foi aprovada a alteração ao decreto-lei do Governo que volta a permitir que os diabéticos e hipertensos sem condições para desempenharem funções em teletrabalho tenham direito a justificar as faltas.
"Em Lisboa e Vale do Tejo voltámos atrás na realização de consultas e tratamento", relata o secretário-geral do SIM, Jorge Roque da Cunha.
Parlamento aprovou regime especial para diabéticos e hipertensos que não possam estar em teletrabalho. PS votou contra
Excluídos pelo governo dos grupos de risco, estes doentes estão a recorrer a atestados para não trabalharem (mesmo não estando em fases agudas da doença). Deputados discutem alteração à lei.