
Do atual ao intemporal, 8 livros de janeiro para ler em 2025
Janeiro arranca com uma mão-cheia de edições e reedições que prometem estimular, reacender ou fazer descobrir o gosto pela leitura, entre a prosa, a poesia, o ensaio e a não ficção.
Janeiro arranca com uma mão-cheia de edições e reedições que prometem estimular, reacender ou fazer descobrir o gosto pela leitura, entre a prosa, a poesia, o ensaio e a não ficção.
Prémio Nobel da Economia para Daron Acemoglu, Simon Johnson e James A. Robinson.
Academia norueguesa anunciou o galardão esta sexta-feira, cujo prémio monetário é de 11 milhões de coroas suecas (quase um milhão de euros).
Conta com uma longa lista prémios, desde 1999, e destacou-se a nível internacional com o livro "A Vegetariana". Com 53 anos, venceu o Prémio Nobel da Literatura tornando-se a primeira sul-coreana e a primeira mulher asiática a consegui-lo.
Academia Sueca anunciou o galardão esta quinta-feira, cujo prémio monetário é de 11 milhões de coroas suecas (quase um milhão de euros).
O prémio, que já distinguiu obras de autores como Kundera, Roth, Umberto Eco e Doris Lessing, foi atribuído este ano a 2 romances: "Misericórdia", de Lídia Jorge, e "Impossibles Adieux", de Han Kang.
Os últimos meses do ano são férteis em novidades literárias: com o olho na rentrée e no Natal, as editoras apostam forte. De Paul Auster a Almodóvar, Britney Spears e Han Kang, há muito para ler.
A sua newsletter de quinta-feira
Na ficção, há muito para ler, da literatura nacional e estrangeira. Cruzámos novidades em perspetiva para esta rentrée e deixamos-lhe as nossas sugestões.
Além do previsível Óscar para obras estrangeiras, Parasitas conquistou o de Melhor Filme. Foi o culminar de um processo iniciado há quase três décadas mas no qual poucos repararam. Afinal como é que tudo aconteceu?
Em O Livro Branco, a sul-coreana Han Kang surge experimental, desafiando convenções num pequeno romance tecido a reflexões sobre destruição e morte, que é também um elogio fúnebre à irmã que nunca conheceu.
Han Kang
E se, em vez de se distrair com coisas menores e de tentar acalmar as fileiras com panos quentes, este Governo desse o passo certo na credibilização das forças armadas? Talvez fosse uma verdadeira revolução (sem o folclore). Mas era vital
Esta edição da Feira do Livro do Porto é dedicada à autora nascida na Invicta Sophia de Mello Breyner
Clarice Lispector, Ian McEwan, Padre António Vieira e John Le Carré foram alguns dos autores publicados em Portugal em 2016, que integram a lista de melhores do ano
O livro de Han Kang, vencedor do Man Booker International Prize, tem na estranheza as suas raízes. É a partir do inconcebível que a autora sul-coreana constrói tanto as histórias como as personagens que as percorrem