Regulador alerta para riscos das "ecografias emocionais"
Estas práticas "podem implicar a exposição desnecessária do feto a ultrassons", alerta a Entidade Reguladora da Saúde.
Estas práticas "podem implicar a exposição desnecessária do feto a ultrassons", alerta a Entidade Reguladora da Saúde.
Doenças transmitidas por alimentos continuam a afetar pessoas de todas as faixas etárias, sobretudo os grupos mais vulneráveis.
Doença afeta mil milhões de pessoas em todo o mundo.
André Ventura e Catarina Martins defrontam-se, esta sexta-feira, no oitavo debate para as eleições presidenciais.
A partir do próximo ano, os cuidados de saúde primários da Península de Setúbal, e da área Amadora-Sintra vão receber um projeto-piloto.
Urgências assistiram 27.703 estrangeiros não residentes.
Os técnicos alertaram para a necessidade de alinhar com a estratégia da OMS para maximizar o impacto das vacinas.
A Ordem refere que a sua proposta assenta no respeito rigoroso pelas competências de cada profissão e coloca o médico de família no centro das equipas multidisciplinares.
A Ordem dos Enfermeiros apresentou recentemente uma proposta para acompanhamento e vigilância da gravidez de baixo risco, nas maternidades dos hospitais, onde cerca de 70% dos partos são de baixo risco.
A newsletter de terça-feira.
A proposta de acompanhamento de grávidas de baixo risco é toda ela uma linha vermelha para a Ordem dos Enfermeiros. "Não há divergência" com Ordem dos Médicos, que, no entanto, traça a sua linha mais adiante.
Ana Rita Cavaco, ex-bastonária da Ordem dos Enfermeiros, reagiu com ironia à notícia de que a Ordem dos Médicos deu luz verde para que grávidas de baixo risco possam ser seguidas por enfermeiros especialistas nos centros de saúde, onde não têm médico de família. "Há anos que no SNS os enfermeiros fazem 80 a 90% dos partos normais", explica.
Secretário-geral do PS acusa o executivo de falhar na garantia de "previsibilidade e segurança" no acesso aos cuidados de saúde.
Nos centros de saúde onde não tenham médico de família.
O Centro Europeu de Prevenção e Controle de Doenças apelou aos países da União Europeia para acelerarem a vacinação porque os casos de gripe estão a surgir três a quatro semanas mais cedo.
Embora ainda haja incertezas quanto ao impacto da próxima temporada de gripe na saúde pública, o ECDC diz que as autoridades se devem preparar para o cenário de "uma temporada de gripe mais severa" na Europa.