Sábado – Pense por si

Até quarta-feira, ir ao cinema custa €3,50

De esta 2.ª feira, dia 21, até quarta, 23, ver filmes como "Joker: Loucura a Dois", "Robot Selvagem" e "Grand Tour" fica mais barato.

Capa da Sábado Edição 26 de agosto a 1 de setembro
Leia a revista
Em versão ePaper
Ler agora
Edição de 26 de agosto a 1 de setembro
Lusa , Gonçalo Correia 21 de outubro de 2024 às 10:34

Salas portuguesas de cinema acolhem, de segunda a quarta-feira, a Festa do Cinema, com o preço dos bilhetes reduzido a 3,5 euros, na segunda edição deste ano da iniciativa, anunciou a Associação Portuguesa de Empresas Cinematográficas.

De 21 a 23 de outubro, "são várias dezenas de filmes, de todos os géneros, das obras nacionais às estrangeiras, em exibição a preço reduzido", lê-se no comunicado da Associação Portuguesa de Empresas Cinematográficas (APEC).

Entre os filmes portugueses que podem ser vistos em diferentes cinemas durante estes dias, contam-se Grand Tour, de Miguel Gomes, Manga d'Terra, de Basil da Cunha, O Teu Rosto Será o Último, de Luís Filipe Rocha, O vento assobiando nas gruas, de Jeanne Waltz, e A flor do Buriti, de Renée Nader Messora e João Salaviza.

Grand Tour, prémio de melhor realização em Cannes, é o filme português nomeado pela Academia Portuguesa de Cinema (APC) como candidato a uma nomeação de Melhor Filme Internacional para os próximos Óscares e as restantes longas-metragens foram finalistas candidatas a essa indicação.

Entre outras obras faladas em português ou com coprodução portuguesa, em exibição, constam igualmente O melhor dos mundos, de Rita Nunes, Podia ter esperado por agosto, de César Mourão, o documentário de Ramon De Los Santos Operário Amador, e as curtas-metragens Um Caroço de Abacate, de Ary Zara, As Sacrificadas, de Aurélie Oliveira Pernet, e By Flávio, de Pedro Cabeleira, com direção de fotografia de Leonor Teles, reunidas sob o título Que Mulheres serão Estas.

Em cartaz também estão os filmes brasileiros Elis & Tom, Só Tinha de Ser Com Você, de Roberto Oliveira, e Sem Coração, de Nara Normande e Tião.

No âmbito da parceria com a APC, durante a Festa do Cinema podem ainda ser vistos os vencedores dos Prémios Sophia Estudante de 2024, projeto que distingue as melhores curtas-metragens portuguesas realizadas em contexto académico: 52 HZ, de Diana Rodrigues, Défilement, de Francisca Miranda, O Incidente da Galinha, de João Ferreira, e Uma Mãe Vai à Praia, de Pedro Hasrouny.

Também filmes internacionais recém-estreaods como Joker: Loucura a Dois, Robot Selvagem, Megalopolis, The Apprentice - A História de Trump e Todo o Tempo que Temos poderão ser vistos nesta edição da Festa do Cinema.

Cinema City, Cinemas NOS, UCI, Cineplace, Cinebox, Cinemax e Castello Lopes, assim como a Casa do Cinema de Coimbra, o Cinema Trindade do Porto, o Teatro Miguel Franco, em Leiria, o Cinema Fernando Lopes e o Cinema Ideal, em Lisboa, são as salas que aderiram a esta edição de outubro da Festa do Cinema, segundo a APEC.

A Festa do Cinema aconteceu pela primeira vez em 2015, tendo sido interrompida em 2020 e 2021, por causa da pandemia da covid-19. Este ano teve uma primeira edição nos dias 13 a 15 de maio.

A iniciativa é organizada pela APEC, com apoio do Instituto do Cinema e do Audiovisual, da Associação Portuguesa de Defesa de Obras Audiovisuais e da Associação para a Gestão Coletiva de Direitos de Autor e de Produtores Cinematográficos e Audiovisuais.

Artigos Relacionados
A Newsletter SÁBADO Edição Manhã no seu e-mail
Tudo o que precisa de saber sobre o que está a acontecer em Portugal e no mundo. Enviada de segunda a domingo às 10h30