
A ascensão e queda do Bloco
Derivas temáticas, caos interno, eleitorado volátil levaram a resultados surpreendentes (19 deputados) e desastrosos (uma). O BE caminha para o fim?
Derivas temáticas, caos interno, eleitorado volátil levaram a resultados surpreendentes (19 deputados) e desastrosos (uma). O BE caminha para o fim?
Mariana Mortágua tem graça. Afirmou que o BE pretendeu juntar "novas e velhas gerações", convocando "toda a experiência, toda a energia para fazer esta campanha eleitoral".
Partidos sem assento parlamentar participaram no único debate televisivo da campanha para as eleições europeias, uma discussão amena.
Renata Cambra avançou com uma queixa contra André Pestana, Gil Garcia, Daniel Martins, João Pascoal e Flávio Ferreira, que acusa de se terem apropriado das redes do MAS e de não terem comunicado ao Tribunal Constitucional os resultados do Congresso no qual foi eleita porta-voz do partido.
Poucos professores aderiram à nova greve do STOP, indicam associações de diretores escolares. Filinto Lima (ANDAEP) acusa indiretamente Pestana de banalizar a greve, que decorrerá de guerra interna no STOP e MAS pela criação de novo partido político.
Saída de André Pestana desencadeou luta entre Renata Cambra e Gil Garcia, com acusações de "sequestro de passwords", "oportunismo" e "sectarismo". A disputa já chegou ao Tribunal Constitucional e pode pôr em causa a legalidade do MAS.
Define-se como “apartidário”, mas metade dos dirigentes do STOP vieram do Movimento Alternativa Socialista (MAS). O peso do partido já provocou a primeira baixa na direção do sindicato.
André Pestana tem 45 anos, dá aulas há 21, mas ainda está como contratado e foi colocado a 200 km de casa. Carismático, é bem visto entre os professores mais novos e conseguiu trazer para as ruas os descontentes como não se via desde 2008.
"É um processo complexo e moroso. Não é realista dizer que vamos resolver a Cova da Moura em quatro anos", defende candidata socialista à câmara da Amadora.
Para a líder do BE, "o que está verdadeiramente em causa nestas eleições é outra coisa", ou seja, "saber se o Partido Socialista tem maioria absoluta ou não".
"Primeiro, o que está em causa não sou eu, é o partido e não são tudo ou nada no partido (...) São muito importantes, mas não é decisivo, não vamos ser dramáticos", afirmou.
A maioria dos 15 partidos sem representação parlamentar apoiaria a realização de uma reunião da Comissão Permanente para discutir o caso de Tancos na Assembleia da República.
Rescaldo do debate a seis domina terceiro dia da campanha para as eleições legislativas. Mas o presidente dos EUA também foi tema, no dia em que o Livre admitiu coligar-se com o PS.
Campeão na semana passada em Bucareste, Guillermo Garcia López somou esta quinta-feira a sua sétima vitória consecutiva rumo aos quartos-de-final do Millennium Estoril Open.
A ex-dirigente do BE está a construir um movimento chamado "Agir", com Nuno Ramos Almeida
A maioria dos candidatos às eleições europeias de 25 de maio estão a marcar presença nas redes sociais. Fique a saber onde param.