
Prémio Femina, Cortazar e Colleen Hoover nos lançamentos de julho
Da ficção à não ficção, entre autores nacionais e internacionais, as editoras apostam forte num mês que para muitos é de férias (e leituras na praia).
Da ficção à não ficção, entre autores nacionais e internacionais, as editoras apostam forte num mês que para muitos é de férias (e leituras na praia).
A memória inquina a política de negociações e para muitos ucranianos, desencantados outra vez com aliados que claudicam, alguns temores agigantam-se como um pesadelo.
Só «os grandes estados de alma colectivos têm o poder de transformar uma má percepção em lenda.»
Werner Reich dedicou a vida às causas sociais e ao diálogo e inspirou José Rodrigues dos Santos no livro "Mágico de Auschwitz".
A história real de uma resistente comunista que conheceu pessoalmente inspirou-lhe um livro singular, escrito em verso. É 'Annette, Epopeia de uma Heroína', cuja edição portuguesa motivou esta entrevista.
Durante quatro décadas não falou do passado. Mesmo os filhos foram mantidos no escuro do sofrimento. O violoncelo, que aprendera em Berlim, salvou-a da câmara de gás e do crematório.
Ninguém as queria na frente de batalha da Segunda Guerra Mundial, mas contra editores e militares elas testemunharam tudo, do Dia D aos campos de concentração.
Compromisso assinado por 44 países facilitou a devolução das peças aos originais proprietários. Mas não há nada que obrigue a que as restituições aconteçam.
Helmut Oberlander tem 97 anos e pertenceu a uma unidade de extermínio do Terceiro Reich durante a II Guerra Mundial. Está à beira de ser deportado do Canadá, depois de já ter perdido a cidadania do país. Diz que era apenas tradutor.
Ida Becker e de Perl Greif chegaram de comboio a Portugal. Acabaram enterradas no cemitério de Vilar Formoso e serão homenageadas com um memorial.
As salas de cinema, teatro e espetáculos em Portugal tiveram autorização para reabrir a partir de 1 de junho, ao fim de quase três meses encerradas.
Maria Helena de Freitas Branco faleceu no passado domingo, por motivos cardíacos. O velório da professora decorre esta tarde na Igreja Paroquial de Belas e o funeral será amanhã, dia 28, no mesmo local
Há 75 anos, Anne Frank e a família foram descobertas em Amesterdão e levadas para o campo de concentração onde a menina morreu.
"Nome de código Lise", editado este mês pela Vogais, é a história verdadeira de uma espia do SOE (Executivo de Operações Especiais). Era uma assassina treinada", uma heroína da resistência francesa, que foi presa, torturada e levada para um campo de concentração, sem nunca ter "quebrado".
Ermelinda, secretária na Peugeot, passava os planos de construção de bombas ao irmão, Emílio, que os dava aos serviços de informação suíços.
Richard Churchill escapou porque pensavam que era familiar do primeiro-ministro Britânico. Morreu aos 99 anos.