
França: Explosão em frente a sinagoga fere polícia
Câmaras de vigilância da cidade captaram imagens de um indivíduo a atear fogo a dois veículos provocando a explosão. No local encontram-se agora equipas especialistas em bombas.
Câmaras de vigilância da cidade captaram imagens de um indivíduo a atear fogo a dois veículos provocando a explosão. No local encontram-se agora equipas especialistas em bombas.
O suspeito dirige um grupo intitulado "Divisão Ariana Francesa" no Telegram, tendo sido detido para ser interrogado sobre ameaças de morte, discursos de ódio e outras publicações que alegadamente fez.
O ministro francês insistiu que a natureza terrorista dos ataques que estavam a ser preparados terá de ser confirmada pelo departamento antiterrorista do Ministério Público. Darmanin referiu ainda que seriam dois ataques separados.
A intenção deste jovem era atacar os espetadores do estádio Geoffroy Guichard, bem como os agentes policiais destacados no recinto, e morrer durante a sua ação, afirmou o ministério em comunicado.
Homem terá tentado esfaquear um dos agentes da polícia que se encontrava no local, mas acabou abatido. Caso vai ser agora investigado.
O francês, de 30 anos, conhecido como 'A Mosca', escapou de uma escolta policial com ajuda, num ataque que vitimou dois guardas prisionais. As autoridades francesas montaram uma operação "sem precedentes".
Incidentes na Nova Caledónia agravaram-se na segunda-feira, após ter sido apresentado um novo projeto de lei adotado em Paris, que determina que residentes franceses que vivem no arquipélago há dez anos sejam autorizados a votar nas eleições locais.
A fonte da PSP adiantou que os cerca de 2.500 adeptos do emblema do sul de França, que se encontram concentrados no centro da cidade de Lisboa, vão ser monitorizados até às imediações do Estádio da Luz, para posteriormente acederem às bancadas do recinto.
São vários os agricultores que nos últimos dias se têm protestado contra a queda de rendimentos, pensões baixas, omplexidade administrativa, inflação dos padrões e concorrência estrangeira.
Sindicatos agrícolas anunciaram a intenção de fazer um "cerco à capital por tempo indeterminado".
Em outubro Gérald Darmanin acusou o atleta de ter "uma ligação sobejamente conhecida com a Irmandade Muçulmana".
Se as críticas a Israel forem todas reconduzidas a uma forma de antissemitismo, entramos em terreno demasiado pantanoso, de traição aos nossos valores liberais europeus, da liberdade de expressão e de associação pacífica, que nos vai custar caro.
"Benzema tem uma ligação sobejamente conhecida com a Irmandade Muçulmana", afirmou o ministro da Administração Interna francês.
Durante o ataque ficaram ainda feridas duas pessoas. Incidente aconteceu numa escola secundária em Arras, no norte de França.
Para todos aqueles que acham que o drama da imigração através do Mediterrâneo se resolve com uma política de braços abertos e gestos magnânimos de solidariedade, eis que surge a realidade nua e crua de Lampedusa.
No total, 45.000 polícias saíram às ruas nas noites da véspera e do dia 14 de julho, havendo registo de sete agentes feridos, um número menor do que o verificado em 2022, com 21 polícias feridos.