
Proteína pode ter contribuído para o aparecimento da linguagem falada
É apenas nos humanos modernos que se encontram regiões cerebrais aumentadas que são essenciais para a produção e compreensão da linguagem.
É apenas nos humanos modernos que se encontram regiões cerebrais aumentadas que são essenciais para a produção e compreensão da linguagem.
Investigação feita a uma população que ficou separada do resto do mundo descarta fatores genéticos do que matou a espécie. Se não tivesse existido um "evento repentino", ainda hoje teríamos estes animais.
Estas plantas de café silvestre são originárias da Etiópia, mas acredita-se que tenham sido torradas e fabricadas pela primeira vez no Iémen, a partir de 1400.
Investigação descobriu homem com dois cromossomas X no seu genoma. Cientistas acreditam que estudo pode ajudar a perceber como sociedades antigas lidavam com diferenças físicas.
Há uma maior probabilidade, se for madrugador, de ter herdado mais variantes genéticas Neandertais, revela um estudo britânico.
Estudo concluiu que existem quase 42 mil descendentes vivos de 27 trabalhadores afro-americanos, que foram escravizados numa fornalha nos Estados Unidos, durante os séculos XVIII e XIX.
Estudo permitiu ainda demonstrar que muitos dos atuais habitantes têm uma versão do gene EPAS1, o que lhes permite viver num ambiente com baixo teor de oxigénio.
O biólogo sueco venceu o Nobel da Medicina 2022 pelas “suas descobertas sobre os genomas de hominídeos extintos e a evolução humana”.
Descobertas sobre a evolução humana garantem distinção da Academia sueca.
Investigadores britânicos descobriram que mesmo quando não conseguiam digerir leite, os antigos humanos o produziam. Contudo, ser tolerante favoreceu as pessoas face a períodos de fome e doença.
Foram registados 25 casos no Chipre de uma alegada recombinação de variantes Delta e Ómicron, gerando preocupações sobre uma nova variante com o risco de mortalidade da primeira e a transmissibilidade da segunda. Especialistas descartam hipótese e apostam em "infeção simultânea" ou "erro de contaminação".
Ainda não há casos registados em Portugal. Israel e EUA já registaram situações de doentes que estavam infetados ao mesmo tempo com gripe e covid-19. Estudos ingleses apontam para o dobro do risco de morte, comparado com a covid-19.
Casos da nova variante na África do Sul estão a subir a um ritmo mais alto dos registados com a Delta ou a variante original do vírus. Internamentos não subiram não subiram a um ritmo tão alto, mas é cedo para saber se a Ómicron belisca o efeito da vacina.
Marta Vaz Mendes, líder da equipa de investigação, refere que nesta molécula "há toda uma região do genoma que apresenta potencial metabólico para a produção de novos compostos".
Teoria da fuga do vírus de um laboratório ainda não foi descartada. Quais os motivos para que ainda seja considerada esta hipótese? O que falta explicar?
Estudo analisou crianças concebidas depois dos pais terem sido expostos à radiação da explosão na central nuclear de Chernobyl. Não foram encontradas alterações no ADN que se possam ligar à radiação.