
"Bebés de três pais." Que técnica de fertilização é esta que evita doenças hereditárias?
Tratamento inovador impede que os bebés desenvolvam a doença mitocondrial, que se transmite de mães para filhos.
Tratamento inovador impede que os bebés desenvolvam a doença mitocondrial, que se transmite de mães para filhos.
Caracterizada por várias misturas e migrações, a nossa genética é semelhante à ibérica e muito marcada pelo Mediterrâneo. Só no sul do País percebemos uma maior influência da África subsaariana, efeito dos Descobrimentos. A nossa herança é muito mais diversificada que a de D. Afonso Henriques.
A bastonária da Ordem dos Biólogos explica que para já não foi 'desextinto' nenhum animal e questiona se "o investimento que está a ser feito nestes projetos" não deveria ser aplicado para evitar a "perda de biodiversidade".
Pode até não existir um elixir da juventude, mas é possível ganhar mais umas décadas de vida. A ciência está a estudar moléculas que rejuvenescem as células e transfusões de sangue entre novos e velhos, mas o que está mesmo ao seu alcance são os hábitos. O melhor antiaging é o exercício – embora não baste correr – e ficar sempre com alguma fome.
É apenas nos humanos modernos que se encontram regiões cerebrais aumentadas que são essenciais para a produção e compreensão da linguagem.
Hoje em dia, o nosso regime alimentar é hipercalórico, não devido às gorduras ou aos produtos de origem animal, mas à elevada taxa de alimentos processados e de açúcares que consumimos diariamente.
O que difere fundamentalmente no regime alimentar de hoje e do Paleolítico? Salta à vista: o glúten, os laticínios, o açúcar e os alimentos processados.
Em 2024 existiram 81 infeções em humanos, quase todos estes casos em humanos estão associados a gado ou a aves infetadas.
Animais estão a ser geneticamente modificados para que os seus órgãos não sejam rejeitados pelo corpo humano.
Carlos Gonçalo das Neves propõe alternativas como a agricultura regenerativa, a hidroponia e o cultivo multitrófico.
O intestino é conhecido como o "segundo cérebro", tendo em conta a grande quantidade de células nervosas periféricas que nele se encontram.
A descoberta pode permitir ressuscitar alguns dos animais extintos na Idade do Gelo.
A "vitamina" D desempenha um papel fundamental na saúde dos ossos, estando igualmente envolvida em outros processos vitais, como a reprodução celular, a secreção de hormonas e na atuação no sistema imunológico, influenciando a expressão de cerca de 2300 genes do nosso genoma (10%).
A perda recorrente de gravidez afeta cerca de 5% das mulheres grávidas em todo o mundo e estima-se que cerca de metade dos casos permaneçam sem explicação.
Sabe-se, desde 2003, que existem outros fatores não genéticos como a alimentação, o exercício físico e mental, determinados suplementos, etc., que fazem com que estes se comportem e se expressem de forma diferente.
O nosso estilo de vida, o uso indevido de antibióticos e os nossos comportamentos alimentares podem arruinar a nossa microbiota. Assim, fazendo alterações alimentares e ao estilo de vida, conseguirá mudar as bactérias do seu intestino em torno de 36 horas.