Ucrânia: Comissão Europeia pede que nunca mais seja importado gás russo liquefeito
Em 03 de dezembro, a União Europeia chegou a acordo para proibir todas as importações de gás russo para a União Europeia no outono de 2027.
Em 03 de dezembro, a União Europeia chegou a acordo para proibir todas as importações de gás russo para a União Europeia no outono de 2027.
APREN diz que a produção elétrica nacional cresceu 8,1% face ao período homólogo de 2024, graças ao aumento da energia hídrica e solar. Setor renovável já permitiu poupança acumulada de quase 7 mil milhões de euros desde janeiro.
Ministro Energia apelou a todas as partes para que "mantenham a infraestrutura energética fora desta guerra".
Presidente da Comissão Europeia considera tratar-se de um "virar da página" da dependência energética da Rússia.
Compromisso foi alcançado esta madrugada entre o Parlamento Europeu e os Estados-Membros.
A Ucrânia assinou este domingo um acordo para importar gás natural da Grécia, enquanto se prepara para substituir a produção doméstica de gás prejudicada pelos ataques russos a infraestruturas energéticas essenciais, antes de um inverno difícil.
Trump recuou a tempo de evitar nova humilhação em Budapeste. Mas Putin não cede e exige o inaceitável: que a Ucrânia retire da própria Ucrânia (o resto do Donbass). A culpa de não haver cessar-fogo é, por isso, totalmente de Moscovo. Enquanto isso, Zelensky faz o caminho certo: reforça aliança com os europeus, desenha futuras garantias de segurança, aposta nos ataques a refinarias na Rússia. A Ucrânia tem a razão, a coragem e a resiliência do seu lado.
Questionada se Portugal estaria preparado para uma eliminação a partir de 2026, a ministra da Energia apontou: "Sim, por nós, não tem problema se for a decisão".
Portugal é um dos oito Estados-membros da UE que terão de encontrar alternativas às importações de gás russo, dado que o país ainda importa GNL da Rússia, embora em proporções relativamente pequenas.
APREN diz que energia solar impulsionou aumento de 21% na produção nacional em setembro e alerta para carga fiscal que trava investimento no setor.
Nos últimos dias, a Rússia tem atacado sistematicamente as infraestruturas ucranianas de gás e eletricidade.
É excelente poder dizer que a UE já aprovou 18 pacotes de sanções e vai a caminho do 19º. Mas não teria sido melhor aprovar, por exemplo, só cinco pacotes muito mais robustos, mais pesados e mais rapidamente do que andar a sancionar às pinguinhas?
A Adene aponta que, face a setembro do ano passado, a produção total de eletricidade renovável aumentou em cerca de 6,6%, "resultado do aumento do solar fotovoltaico (27%), eólica (2,2%) e a biomassa (1,2%)".
A associação Zero alerta que é preciso preparar Portugal para a adaptação a um clima mais quente, principalmente no que respeita às ondas de calor e à preparação das habitações "com prioridade para o isolamento, mas também com instalação de equipamentos de refrigeração".
O bunker mais exclusivo do mundo fica numa gruta com 45 milhões de anos com gás natural e a terceira guerra mundial está a começar. Os criadores de "A Casa de Papel" estão de volta à Netflix.
Portugal apenas recicla 56% das embalagens de vidro, desperdiçando matéria-prima que vai para o aterro e que poderia ser reciclada “infinitamente” pela indústria vidreira nacional