
A tecnologia contra as chamas
Vigiam e dissuadem incendiários, ajudam a monitorar a limpeza, mapeiam o fogo. Portugal gasta mais em drones, mas o uso ainda é curto.
Vigiam e dissuadem incendiários, ajudam a monitorar a limpeza, mapeiam o fogo. Portugal gasta mais em drones, mas o uso ainda é curto.
Atualmente, o Exército está presente em 36 municípios afetados pelos incêndios rurais.
Os moradores de uma pequena vila da província de Ourense, na comunidade autónoma espanhola da Galiza, ajudaram os bombeiros no combate a um incêndio florestal com vários focos.
Autarca diz que foi possível estancar algumas das frentes ativas do incêndio naquele concelho do interior do distrito de Coimbra, mas não foi possível dominá-lo.
Serviço de Proteção Civil Municipal de Castelo Branco já havia lançado um alerta, pedindo à população das freguesias de São Vicente da Beira e de Almaceda para se manterem em confinamento.
Os fogos continuam a fustigar o concelho raiano do distrito da Guarda, mas em pontos opostos, o que também dificulta a resposta aos focos de incêndio.
O incêndio provocou seis feridos ligeiros, três dos quais são bombeiros, e 11 pessoas tiveram de ser assistidas no local devido à inalação de fumo.
Redemoinhos de fogo são bastante raros e podem dificultar o combate às chamas.
Foi engenheira informática em Silicon Valley, nos EUA. Agora, Joana Botto salva abelhas-do-mel que fazem ninho nas cidades e ensina a importância que os insetos têm na Natureza.
Um festival em Yokohama, no Japão, foi cancelado a meio devido a dois focos de incêndio causados pelo fogo de artifício.
É urgente e prioritário reforçar a cultura de prevenção, pois é na ausência dela que o problema ganha proporções trágicas. A prevenção começa na gestão do território: limpeza de matos, manutenção das faixas de proteção, implementação de planos municipais de defesa da floresta contra incêndios e fiscalização mais eficaz.
As desgraças e a miséria precisam ser comunicadas, mostradas. Mas não precisam ser escalpelizadas ou hiperbolizadas para, assim, serem ignoradas.
"A dimensão, o número e os focos de incêndios que há não permitem que, nomeadamente os meios aéreos, possam estar em todo o lado ao mesmo tempo", diz o Governo.
A Força Aérea refere que desde 30 de julho que um avião P-3C CUP+ tem realizado "missões de vigilância em apoio às ações da Proteção Civil e da GNR".
As autoridades dizem ter detido o presumível autor de quatro crimes de incêndio florestal, ocorridos em Terras de Bouro e Vieira do Minho.
Sim, há. Mostramos-lhe onde é que elas estão, e não só.