
Dácio, o Barão Vermelho - 1ª parte
Há 30 anos, matou a mulher e o filho e suicidou-se, em Lisboa. Traçamos aqui a história do antigo alfarrabista, amigo de figuras como Mário Cesariny ou Luiz Pacheco, e que teve uma segunda família em Londres.
Há 30 anos, matou a mulher e o filho e suicidou-se, em Lisboa. Traçamos aqui a história do antigo alfarrabista, amigo de figuras como Mário Cesariny ou Luiz Pacheco, e que teve uma segunda família em Londres.
Com o tema "Encontros", a 16.ª edição do festival, agendada para julho, propõe concertos de Ricardo Ribeiro com João Paulo Esteves da Silva, um novo quarteto com João Barradas e Peter Evans, Selma Uamusse com orquestra e Eugénia Contente Trio, entre outros.
"O nosso amigo Francisco Guedes morreu", publicou a Húmus. O editor morreu na segunda-feira, aos 76 anos.
Teresa Thöbe e Maria do Carmo Silveira, do Grupo Ageas Portugal, reforçam a importância de se falar mais e sem tabus sobre a saúde da mulher, uma temática que sempre foi uma prioridade para a Médis.
Em "CASA D'ÁGUA", o fadista juntou poemas de Maria do Rosário Pedreira, João Monge, Florbela Espanca e Francisca Cortesão, entre outros, à música de Marceneiro, Amélia Muge, Carminho e Mário Laginha.
A fadista desde a década de 1990 encontrava-se afastada dos palcos, tendo gravado o último álbum, "Canções Gratas", em 1994, que incluiu alguns inéditos, além de temas do seu repertório e dos repertórios de José Afonso, como "Vejam Bem", e da brasileira Dolores Duran, "A Noite do Meu Bem".
Gostou, mas cansou-se de ser ministro. Já não tinha paciência para ouvir “o José Gomes Ferreira a dizer alarvidades” ou para o “Sexta às Nove da Sandra Felgueiras”. Numa conversa antes da queda do Governo, conta que nunca o verão a comentá-lo, como alguns ex-colegas.
A Guerra & Paz edita três títulos do escritor português. Manuel S. Fonseca acredita que "há um Sena a descobrir" pelos leitores nacionais.
Festas de Carnaval, espetáculos e gastronomia para o fim de semana de 18 a 19 de fevereiro.
Desde que sofreu o enfarte, em 2019, encara a vida como bolas extras dos flippers. Nascida em Moçambique e criada no bairro da Graça, em Lisboa, por causa da descolonização, a humorista fala sobre a guerra – a atual. É cristã e acredita que o humor pode fazer a diferença.
Não foi pé ante pé, como diz um dos seus poemas, foi mesmo de um dia para o outro que os versos desta portuguesa com pais angolanos conquistaram o País.
Bem escolhido, um livro é um presente de sucesso garantido. Para o ajudar a fazer a melhor seleção deste Natal, destacamos 12 obras que pode e deve dar este ano.
Uma série de ensaios sobre alguns dos melhores escritores portugueses foi compilado na obra "O Cânone". Mas os autores lembram que o cânone não está fechado.
A editora de Manuel S. Fonseca juntou-se ao grupo Cofina para editar um livro com piropos nacionais. Livro chega às bancas no final de janeiro. Há planos para mais dois livros na coleção "Livros CMTV".
"As instituições culturais do Estado não podem cair em mãos indignas deles, nem podem ficar à mercê de pseudointelectuais de corredor ou de pequenos ditadores que se servem dos alvéolos da administração pública para maximizar os seus negócios particulares e imediatos."
O que têm em comum Beatriz Ângelo, Paula Rego, Ana Salazar e a Ferreirinha? São Portuguesas com M Grande