
Autárquicas. As guerras em Lisboa e no Porto
A distribuição de lugares na capital e a caça ao eleitorado de Rui Moreira na Invicta. O que eles estão a fazer para vencer as duas maiores câmaras do País.
A distribuição de lugares na capital e a caça ao eleitorado de Rui Moreira na Invicta. O que eles estão a fazer para vencer as duas maiores câmaras do País.
Um aspeto relevante é que fato de muitos presidentes de câmara não podem recandidatar-se, devido à limitação de mandatos — entre eles, 54 do PS e 44 do PSD.
O candidato independente à Câmara do Porto Filipe Araújo apresentou hoje queixa na PSP após alegadamente ter sido agredido pelo responsável pela comunicação da candidatura do PSD.
Filipe Araújo acusa Vasco Ribeiro de lhe desferir um murro no rosto.
Esta é a sua newsletter de quinta-feira
Diretor do Serviço de Oncologia da Unidade Local de Saúde de Santo António vai apresentar a candidatura a 4 de junho em hora e local ainda a definir.
A candidatura à câmara do Porto do atual nº 2 de Rui Moreira baralhou as contas do PSD. A primeira batalha foi na assembleia municipal.
Mais de duas dezenas de presidentes de câmara já encontraram outra ocupação. PSD e PS encaixam autarcas no fim do terceiro mandato – o limite legal – noutros postos. Tachos, dizem uns. Recompensa e escolha dos melhores, dizem eles. São deputados, eurodeputados, dirigentes de ULS, da segurança social, de CCDR ou de institutos públicos. E as nomeações estão a acelerar.
Árvores da Avenida Montevideu, na Foz, foram encontradas com "furos de grande dimensão".
"Situação representa uma vulnerabilidade pela possibilidade de originar cheias localizadas, em situação de precipitação intensa", indicava documento.
Vice-presidente da autarquia nega o rebentamento de condutas e refere que será apurado por que razão é que os canais de escoamento não funcionaram desta vez.
Segundo Moreira, apenas o ministro do Ambiente se "preocupou, de facto", em dar nota do que se estava a passar, sendo que a situação chegou a ter alguma gravidade.
Os formulários de adesão começaram a ser distribuídos pelas escolas do concelho no final de junho, tendo, até ao momento, sido emitidos 2.382 passes.
A recolha de 46 toneladas de tampas plásticas, no âmbito da Operação Tampinhas, permitiu a entregue de andarilhos e desfibrilhadores no valor de 24.400 euros.
Vereador do Ambiente, Filipe Araújo, considera este um grande projeto em termos de "estratégia municipal para as alterações climáticas".
David Ribeiro, deputado na Assembleia Municipal do Porto pelo movimento do independente Rui Moreira, terá alegadamente chamado "energúmenos" e "ciganos romenos" a um grupo de cidadãos.