Os santos no altar
Chegaremos convictos ao momento de cheirar manjericos e comer sardinhas a preço de caranguejo do Alasca
Chegaremos convictos ao momento de cheirar manjericos e comer sardinhas a preço de caranguejo do Alasca
Junho está à porta e traz as festas de Lisboa. Falámos com quatro cantores populares sobre as canções que marcam esta época do ano.
Nove séculos, 10 milhões de pessoas: o que nos distingue? Os leitores ditaram a ordem, numa votação online no site da SÁBADO. Ganhou a língua portuguesa (“a minha pátria”, para Pessoa), seguida pelo 25 de Abril, mas houve espaço para a saudade, o vinho e o bacalhau ou a trilogia Fátima, futebol e fado. Sabemos ver-nos ao espelho? Retrato em 21 imagens, uma por cada ano da SÁBADO.
As origens entre o Douro e uma aldeia transmontana, a mulher que tomou conta da família e lhe permitiu dedicar-se à política, e os filhos, que mudaram de escola em crianças por sofrerem bullying, porque o pai se meteu na política.
Vão existir 13 feriados nacionais obrigatórios no próximo ano. Onze deles calham em dias úteis e há cinco fins de semana prolongados.
Preparámos-lhe um guia com magustos, de norte a sul, para aproveitar o São Martinho da melhor forma. Para quem procura programas alternativos às festas populares, também há opções.
Vhils e os azulejos da Viúva Lamego para ver em Lisboa, dança com Sasha Waltz em Guimarães e uma peça de teatro sobre o PREC no Porto: temos várias sugestões para si.
Praia do concelho da Murtosa recebe a maior e a mais afamadas das romarias da região da Ria de Aveiro
Além das festas populares, e com o País a banhos, os próximos dias trazem também o regresso de festivais de música sonantes.
Passeou pela marginal da sua cidade, onde foi parado várias vezes pelos fãs. Andou perto de 3 km, ou melhor, 4.054 passos. Neste verão, é novamente cabeça de cartaz das festas populares – e lança esta semana dois temas. O público não esquece o Taskmaster e pede-lhe que parta melancias. No outono, vai lançar o seu primeiro vinho. Veja o vídeo.
Com o São João a aproximar-se, as ruas portuenses enchem-se de arraiais, música e animação. Na véspera, a 23 de junho, não vão faltar opções para juntar amigos e família à volta da mesa e aproveitar as festas da melhor forma.
Junho reúne em si uma intensa celebração, um grande significado cultural e a essência da Portugalidade, agrega os portugueses em toda a sua riqueza e diversidade, e espelha o orgulho que é ser Português.
Quais os melhores arraiais e que artistas vai poder ver nos Santos, em Lisboa? Onde poderá jantar nas imediações de um arraial? Com junho à porta, fizemos-lhe um guia para aproveitar as festas.
É a eles que devemos a banda sonora do mês de junho em Lisboa. Mas o que lhes dizem os Santos Populares? Pedimos a cinco artistas para recordar as suas histórias de Santos - e antecipar o que vão fazer este ano.
No mesmo dia - domingo, 13 - o Castelo de São Jorge (Lisboa) e o Castelo de Leiria tornam-se palcos de música. Mas há festas populares no Barreiro e em Seia, um festival em Portimão e rock em Caminha.
Na junta presidida por uma ex-inspetora, há contratos com o NIF de outra junta, adjudicações a empresas-mistério, ou acabadas de criar, ou que pertencem ao mesmo dono, ou a marido e mulher.