Sábado – Pense por si

Bruno Faria Lopes

Ano novo, preços novos: os que sobem, os que caem e os que ficam na mesma

Em 2025 haverá alívios no preço do dinheiro (os juros), de alguns alimentos (o azeite à cabeça) e da eletricidade. A maioria das variações serão, contudo, aumentos: no preços de outros alimentos (pão, leite, carne), das casas (compra e rendas), dos carros a combustão e das portagens, dos seguros. A inflação esperada de 2,1% traduz uma desaceleração do agravamento do custo de vida, que continuará alto.

Cuidados Intensivos

Bombos da festa

A Montenegro está reservado um papel mais modesto: procurar consensos no parlamento, mesmo que eles sejam recusados; informar os portugueses do tamanho da factura que terão de pagar pelos desvarios da aliança entre o PS e o Chega; e, claro, preparar o partido para eleições a curto prazo.

Urbanista

Sustentabilidade? Vão bugiar

Quando a crise aperta, quando o cinto precisa de ser apertado e quando nos sentimos num aperto, a sustentabilidade torna-se na menor das nossas preocupações. Compramos o que for melhor para nós, ou seja, o que for mais barato porque é o que podemos pagar.

Cuidados intensivos

Cabeças iluminadas

A tragédia da escravatura costuma preencher a retórica política contemporânea. Mas há algo estranho nessa retórica: ao mesmo tempo que se fala dos crimes do passado (e muito bem), os crimes do presente nunca merecem a mesma atenção (e muito mal).

6
Tiago Carrasco na Alemanha

Nos bastidores do Europeu de Atletismo

Entre autógrafos, banhos de gelo, preparação de ementas e atrasos, a seleção portuguesa foi bem mais do que as medalhas de Pichardo e Auriol.

Cuidados intensivos

Masculinidades tóxicas

Nesta legislatura, o primeiro-ministro espera que as empresas privadas subam em 20% os salários dos seus trabalhadores. É um número modesto quando António Costa podia perfeitamente ter pedido 30% ou até 50%, já que no sector público não se atreve a tanto.

A Newsletter SÁBADO Edição Noite no seu e-mail
Tudo o que precisa de saber sobre o que está a acontecer em Portugal e no mundo. Enviada de segunda a domingo às 21h