
Fenprof. Reforma do Governo é "ataque à escola pública"
A reforma proposta pelo Ministério da Educação corta o número de entidades que respondem diretamente ao Governo.
A reforma proposta pelo Ministério da Educação corta o número de entidades que respondem diretamente ao Governo.
Cristina Mota reforçou que os ranking não revelam nada de novo para os professores: “Os docentes que estão no terreno sentem esta realidade há muito tempo e têm vindo a alertar para ela de forma consistente.
A porta-voz do movimento "Missão Escola Pública" referiu no NOW que a falta de materiais tem afetado o acesso dos alunos à tecnologia.
Sentes-te seguro na escola? Entre “sempre/frequentemente”, “às vezes” ou “raramente/nunca”, 73% optaram pela primeira hipótese em 2014, tendo o número crescido para 80% em 2018 e fixando-se, em 2022, em 77%. Exclusivo: os alunos portugueses sentem-se seguros na sua escola pública!
Testes de aferição depois do fim das aulas e classificações com frases do género “o aluno (não) conseguiu, mas…” só serviram para desvalorizar as provas de Matemática e Português. E não tem de ser assim quando se quer melhorar a Escola Pública.
Fui para a escola, o primeiro dos irmãos a completar estudos, quando já tinham passado algumas tempestades, avanços e recuos da revolução e sempre me senti um privilegiado por ter podido estudar e estudar em liberdade, sempre na escola pública
A escola pública está doente e a doença é bem mais grave do que aquilo que ficou à vista de todos com a pandemia da Covid. Esta é uma discussão que tem de ser feita de vez, sem frases feitas e mentiras descaradas que só escondem a realidade.
Segundo período terminou e há quem ainda não tenha todos os professores atribuídos. A falta de atratividade da profissão para os mais jovens e o grande número de docentes a chegar à reforma são os principais desafios que a escola pública enfrenta.
"Não se deve gastar mal o dinheiro dos contribuintes, o Estado deve promover a mobilidade social e a igualdade de oportunidades na educação", vincou o líder da IL, em Azeitão.
"Tenho falado muitas vezes na recuperação das aprendizagens que estão perdidas, muitas ainda da pandemia, e depois outras por causa da instabilidade que tem havido", defendeu o líder do PSD.
Pedro Nuno Santos, tal como a coordenadora da sua moção política (Alexandra Leitão) optaram por colocar os filhos no ensino particular. O filho do secretário-geral do PS está no Colégio Moderno, do clã Soares, onde estudaram os filhos de António Costa.
O secretário-geral do PS falou das suas prioridades: "cuidados de saúde gratuitos", "escola pública de qualidade independentemente dos rendimentos", assim como "acesso a uma habitação digna que as famílias possam pagar" e de uma economia "competitiva e inteira".
Líder sindical André Pestana junta-se ao protesto.
Marcado para as 14h, o protesto convocado pelo Stop pretende "assinalar a degradação das condições na escola pública" e reafirmar a luta dos docentes e não docentes.
A utilização de telemóveis e outros equipamentos eletrónicos foi proibida no interior da escola este ano letivo. Objetivo é recuperar o bom ambiente na sala de aula e nos recreios.
Comparando com o ano anterior, regista-se uma descida de oito lugares, já que em 2021 a escola pública com melhor média estava em 31.º, segundo os dados disponibilizados pelo Ministério da Educação.