
Visitantes de museus e monumentos nacionais mantiveram-se acima dos cinco milhões em 2024
Significa uma ligeira descida face a 2023.
Significa uma ligeira descida face a 2023.
A estreia de uma ópera do cantor Dino D'Santiago, "O Julgamento de Pelicot", de Milo Rau e "Pemba", de Kiluanji Kia Henda, destacam-se na programação da Bienal de Artes Contemporâneas 2025, que decorre em Lisboa e Madrid.
"Ao dia de hoje, ainda não foram comunicados os resultados provisórios", lamenta a associação Plateia, que nota a "instabilidade e insegurança" provocada pelos atrasos.
Cinco anos depois, só agora foi lançado o concurso para a remodelação do edifício que vai receber a "Biblioteca Alberto Manguel". Livros não estão ainda todos catalogados.
Objetivo é exigir a valorização do trabalho prestado em dias feriados e também do trabalho suplementar, que os trabalhadores consideram ser insuficientemente pagas.
À quinta edição, a Bienal de Artes Contemporâneas ganha uma nova morada e junta Madrid a Lisboa - uma "ponte ibérica" que se estenderá de 10 de setembro a 26 de outubro.
As candidaturas terão de ser apresentadas até 25 de março e o salário é de três mil euros brutos por mês. Equipamento está sem diretor artístico há mais de um ano.
A associação acusa do Governo de "interromper o ciclo de crescimento dos montantes atribuídos aos Apoios às Artes", o que o considera ser "um retrocesso".
Francisca Carneiro Fernandes, recém-demitida do CCB, adjudicou ao marido €115.069 em contratos quando era a presidente do Teatro São João. A assinatura dos dois aparece nos contratos. Diz à SÁBADO que não interferiu, que quem decidiu contratar foi a direção artística e que toda a gente no teatro sabia que Nuno Cardoso era o seu marido
Os maiores aumentos - de sete euros - verificam-se em alguns dos equipamentos mais visitados do País, como é o caso da na Torre de Belém, do Museu Nacional dos Coches, no Museu Nacional de Arqueologia, nos Palácios Nacionais da Ajuda e de Mafra e no Mosteiro dos Jerónimos.
Os portugueses e residentes em Portugal passam a ter 52 dias por ano para visitar gratuitamente os 37 museus, monumentos e palácios de tutela pública.
Greve visa "exigir a regularização do pagamento do trabalho suplementar em dias feriados, e reafirmar a necessidade da valorização do trabalho prestado nestes dias, do cumprimento dos horários de trabalho e dos seus limites legais".
Medina comprometeu autarquia a encargo até o argentino morrer. E ainda viagens e estadias de uma consultora. Palacete onde será alojada a biblioteca tem de ter cozinha e WC só para Manguel. SÁBADO revela conteúdo do contrato e do memorando, até agora desconhecidos.
A câmara de Lisboa aceitou uma biblioteca sem saber o que contém ou quanto vale – dois anos depois, ainda está a catalogar o seu conteúdo. Mas os custos caem todos para o lado público e são pouco transparentes. Só em 2023, vão ser gastos 3 milhões.
Nos últimos quatro anos, sempre nos meses de dezembro, a autarquia lisboeta fez várias adjudicações, num total de 107 mil euros, em obras que eram dos herdeiros do pintor.
"Estamos absolutamente determinados em Matosinhos, para criar este 'hub', mas tenho de avisar toda a gente que vão ter de ser muito pacientes", afirmou gestor da Galp.