Tudo sobre a greve geral e a saída dos médicos dentistas
A newsletter de terça-feira.
A newsletter de terça-feira.
Reinterpretação de Frankenstein, "Prometo-me Moderna" sobe a palco no S. Luiz (em cena de 11 a 21 de dezembro), em Lisboa, e fala-nos da força de existir numa sociedade de silêncios.
O significado das classificações da guerra em Gaza como "genocídio" - e do reconhecimento do estado da Palestina. E o que dizem as "Suplicantes" em palco, a tragédia de Ésquilo reescrita por Sara Leitão Barros.
A partir de "Suplicantes", de Ésquilo, a encenadora ensaia uma tragédia contemporânea sobre migrações. A estreia é a 27 e 28 de setembro, em Aveiro.
Nascida da crítica política e social, "O Nariz de Cleópatra, Pois Claro!" ganha novo fôlego nas palavras de Cristina Carvalhal. Uma comédia absurda que nos traz o passado e o futuro para questionar o presente, em cena desta sexta-feira, 12, a 5 de outubro.
Em Lisboa, há hambúrgueres para provar. Em Amarante e Porto Covo, há festivais de entrada livre para uma escapadinha musical. E em Sintra, Aveiro e Porto, tem concertos e peças de teatro.
A programação do Centro Cultural de Belém para os próximos meses inclui uma ópera de Dino D'Santiago e "Agustinópolis", que leva o universo de Agustina Bessa-Luís para o palco.
"Um inimigo do povo", nova criação de Marco Martins que parte da operação da PSP na Rua do Benformoso em dezembro, é um dos destaques da programação da sala bracarense para os próximos meses.
O Ministério Público abriu já um inquérito para investigar a agressão contra o ator Adérito Lopes, da companhia de teatro A Barraca, no Dia de Portugal, 10 de junho.
Uma ponte entre uma tragédia grega, Kiev e a Palestina, uma criação francesa com um recluso que se apaixonou pelo teatro na cadeia e a crise climática debatida e cantada estão na agenda das salas.
A encenadora tinha assinado uma carta aberta com críticas à falta de diversidade das mulheres escolhidas para o projeto da RTP.
Mais de 400 personalidades da cultura visam RTP e produtora Ukbar Filmes por "não integrar mulheres negras, mulheres racializadas, mulheres com deficiência e mulheres trans" no projeto "Contado por Mulheres".
Agressão contra o ator Adérito Lopes motivou esta concentração.
"O que aconteceu ontem [na terça-feira], as suas conotações, os seus fundamentos, a sua natureza, releva de um ato absolutamente inaceitável num país como Portugal", afirmou Maria Lúcia Amaral.
Sérgio Moras, colega de Adérito Lopes, e o médico que tratou do ator agredido relatam o filme dos acontecimentos que culminaram na agressão junto ao teatro A Barraca.