
Refém Or Levy certificado como sefardita pela Comunidade Judaica do Porto
Representantes legais de Or Levy "solicitaram à Conservatória dos Registos Centrais de Lisboa que instruísse o processo com urgência", em novembro de 2023.
Representantes legais de Or Levy "solicitaram à Conservatória dos Registos Centrais de Lisboa que instruísse o processo com urgência", em novembro de 2023.
Nos Montes Golã, os drusos ficaram, mas ainda choram as 12 crianças mortas a 27 de julho. Ali perto, dezenas de milhares de israelitas deixaram vilas fantasma atrás de si. Depois de meses de ataques do Hezbollah, o cessar-fogo prevê o regresso a partir de 1 de março, mas impera o medo.
O exército israelita admite sem rebuços que o que se passou foi a "maior falha de inteligência e militar da história" do país, mesmo enquanto mostra os restos do erro.
O cessar-fogo e a troca de reféns mostrou uma organização que, afinal, resiste. Mas o governo israelita não desistiu de um dos objetivos da guerra: garantir que Gaza não será no futuro dominada pelos herdeiros de Sinwar. Israel fez "um acordo com o Diabo", fiz fonte oficial.
No dia Internacional da Memória do Holocausto, o MNE israelita levou uma sobrevivente de Auschwitz a falar a diplomatas acreditados em Jerusalém. Mas trava outra batalha de memória, para manter a do 7 de Outubro, contra a barragem de emotividade nas imagens de destruição que vêm de Gaza.
A Embaixada de Israel em Portugal indicou hoje à Lusa que Sharabi tem nacionalidade portuguesa e que a sua mulher, Nari, esteve em Lisboa no mês passado a pedir ajuda ao Governo para exercer esforços no sentido da sua libertação.
As famílias de Tsachi Idan, Idan Shtivi e Eli Sharaby, três portugueses que continuam reféns do Hamas estão em Portugal para “pedir ao governo português que tome responsabilidade pelos seus cidadãos”.
Outro jovem de nacionalidade portuguesa e israelita encontra-se hospitalizado em Jerusalém.
Médico urologista, fotógrafo e durante 23 anos líder da Comunidade Israelita de Lisboa, nasceu no Chiado há 81 anos. Álvaro Cunhal foi seu doente e Mário Soares um grande amigo.
"O que a Embaixada de Israel recebe das autoridades portuguesas é a informação do dia e da hora a que vai ter lugar a manifestação na proximidade da Embaixada", adianta.
O primeiro-ministro israelita inicia uma visita de dois dias a Lisboa, onde vai ter encontros com o seu homólogo português, António Costa, e com o secretário de Estado norte-americano.
Encontro entre o primeiro ministro de Israel e o secretário de estado norte-americano tem lugar na embaixada israelita.
A decisão de Trump de reconhecer Jerusalém como capital de Israel foi o pretexto para juntar o embaixador israelita e o palestiniano em Lisboa. A conversa, tensa, acabou com uma certeza: um dia os dois povos olhar-se-ão olhos nos olhos, em paz, e dirão: "Porque demorámos tanto?"
A conversa, tensa, acabou com uma certeza: um dia os dois povos olhar-se-ão nos olhos, em paz, e dirão: “Porque demorámos tanto?”