
Mega Ferreira: Simpatia & União
"Há nas relações entre estes indivíduos – tudo rapazes finos e sérios – assunto para discorrer bastante". Segunda parte do ensaio de João Pedro George sobre algumas ligações na Cultura portuguesa.
"Há nas relações entre estes indivíduos – tudo rapazes finos e sérios – assunto para discorrer bastante". Segunda parte do ensaio de João Pedro George sobre algumas ligações na Cultura portuguesa.
Ficamos sem perceber porque é que Rita Rato foi escolhida face a outros candidatos com qualificações e competências técnicas específicas para o cargo de director de Museu do Aljube.
A cidade transmontana recebe a terceira edição do festival que celebra os produtos durienses de 29 a 31 de maio
Diogo Gaspar é acusado de ter criado um esquema que passava por vender mais de 2 milhões de euros, ganhando uma comissão de 8% a dividir com outra pessoa.
O francês Philippe Vergne será o responsável do museu de arte contemporânea do Porto a partir de abril. O sucessor de João Ribas, que bateu com a porta com acusações de censura, foi selecionado com a assessoria de cinco gestores culturais.
O pedido de classificação avançado esta semana pelo Museu Nacional de Arqueologia para que o esqueleto do "Menino do Lapedo" seja tesouro nacional é positivo, considerou o arqueólogo João Zilhão.
Obra arrebatada por um licitador anónimo ficará em Portugal. Custou 110 mil euros.
Ministra da Cultura anunciou um aumento da dotação para a Fundação Museu do Douro para os 440 mil euros, em 2019, e garantiu que o objectivo é atingir os 500 mil euros, que era a comparticipação estatal antes dos cortes na altura da 'troika'.
Capturado por Mouzinho de Albuquerque, exibido como troféu, baptizado e “ocidentalizado”, viveu em Angra do Heroísmo até ao final da vida. O “leão de Gaza” tem uma história tão inacreditável que vai ser contada num documentário inglês. A trasladação para Moçambique foi decidida há 35 anos.
A presidente da comissão parlamentar de Cultura disse que a visita dos deputados a Serralves serviu para recolher informação, escusando-se a comentar a polémica em torno da demissão do ex-director do Museu, João Ribas.
O coleccionador de arte Luiz Teixeira de Freitas aguarda resposta à decisão de retirar de Serralves um vasto conjunto de obras que detém como resposta à polémica Mapplethorpe.
A vista a Serralves ficou definida depois de aprovados os requerimentos do BE e do PS para a realização de audições do director demissionário do museu, João Ribas, e da administração do Museu de Serralves.
O líder da Sonae, empresa fundadora que ajuda a pagar o orçamento da instituição cultural, lamenta o conflito entre a administração de Ana Pinho e o ex-director do museu, lembrando o "prestígio internacional" de Serralves.
O protocolo de mecenato com a Universidade do Porto abrange a estrutura instalada no Jardim Botânico. Elogiado por "saber mais do que alguns biólogos", Paulo Azevedo contou que a empresa recusa 90% dos patrocínios pedidos.
O ex-director do museu de arte contemporânea denuncia "imposições proibicionistas" e "sistemáticas ingerências" no trabalho técnico e artístico por parte da administração da Fundação de Serralves. A ordem para retirar obras da exposição de Mapplethorpe foi a gota de água que levou à demissão.
O ex-director do Museu de Arte Contemporânea de Serralves João Ribas respondeu às declarações do Museu que afirmaram que não tinham imposto restrições ao curador.