
Estudantes manifestam-se hoje em Lisboa contra propinas e por melhores condições
A concentração em Lisboa está marcada para as 14h30 no Rossio, de onde os estudantes seguem até à Assembleia da República.
A concentração em Lisboa está marcada para as 14h30 no Rossio, de onde os estudantes seguem até à Assembleia da República.
A Universidade deve permitir à sociedade ver-se a si própria, em perspetiva e com profundidade, rompendo com a espuma dos dias, pelo conhecimento que produz e pelo espaço privilegiado de discussão e pluralidade de exercícios críticos que proporciona.
O protesto foi convocado por associações de estudantes de várias instituições de ensino superior e assinala o Dia Nacional do Estudante, que se comemora a 24 de março.
A carta, de felicitações pelo Dia Nacional do Estudante, realça, entre outros itens, o aumento do montante das bolsas de estudo e do número de beneficiários e o alargamento do financiamento para construção e reabilitação de residências para estudantes.
Os jovens reivindicam mais ação social, o fim das propinas, a revisão do regime jurídico das instituições de ensino superior e soluções para o alojamento estudantil.
Associação Académica de Coimbra marcou o Dia do Estudante com protesto e pediu um teto máximo para os alunos estrangeiros frequentarem mestrados.
"A diminuição de rendimento de muitas famílias irá criar dificuldades no pagamento de rendas de outras despesas", defendem as federações e associações de estudantes.
O dia do estudante este ano não podia ser celebrado numa altura mais fora do comum. Ainda assim há boas notícias: mais alunos no ensino superior e mais 7 mil diplomados do que em 2016. São alguns do dados reunidos pela Pordata
Para estimular a vontade de aprender e estudar, o ministério "vem desafiar os mais novos a partilharem imagens a estudar na sua sala de aula provisória". Tudo será partilhado no Instagram.
Cinco escolas de Lisboa e duas de Loures vão rumar do Marquês de Pombal à residência oficial do primeiro-ministro numa manifestação a antecipar o Dia Nacional do Estudante.
Já os sócios, com as suas quotas em dia, terão direito a 3 bilhetes extra
No dia 24 de Março, Dia Nacional do Estudante, os estudantes poderão ter acesso de forma gratuita ao miradouro no topo das Torres das Amoreiras
Medida foi aprovada em Conselho de Ministros. Os cursos foram criados pelo anterior Ministério da Educação
Os alunos do ensino superior assinalam hoje o Dia Nacional do Estudante com a entrega de um guia de boas práticas para prevenir o abandono escolar à secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior
36 alunos da Universidade do Algarve (UAlg) que viram negadas as bolsas de acção social desistiram dos cursos. Estes dados, segundo Guilherme Portada, presidente da Associação Académica, são "um reflexo da nova lei de bolsas". Hoje decorre uma Assembleia Magna para discutir acções para 24 de Março, Dia Nacional do Estudante.