O Labirinto da Razão de Estado: Uma análise comparada da arquitetura do sistema de informações da República Portuguesa no contexto europeu
Ao contrastarmos o modelo português com os gigantes da inteligência europeia emerge uma assimetria profunda.
Ao contrastarmos o modelo português com os gigantes da inteligência europeia emerge uma assimetria profunda.
O ministro francês insistiu que a natureza terrorista dos ataques que estavam a ser preparados terá de ser confirmada pelo departamento antiterrorista do Ministério Público. Darmanin referiu ainda que seriam dois ataques separados.
Onde se aborda a proteção do Estado em matéria de segurança, e onde se discute a fronteira entre informações e polícias. A propósito e despropósito de um computador, e de inteligências que tantas vezes parecem artificiais.
Uma investigação iniciada em Portugal detectou uma célula do EI com ramificações na Europa. O grupo estava a preparar um atentado seguindo instruções vindas da Síria. Um dos elementos foi agora condenado a 30 anos de prisão, em França.
Os cinco suspeitos de preparar um ataque violento em França foram acusados na sexta-feira de associação criminal, tendo ficado em prisão preventiva.
O ministro do Interior francês, Christophe Castaner, anunciou esta segunda-feira a detenção de dois suspeitos do ataque que feriu 13 pessoas a semana passada.
Vários órgãos de comunicação social de França denunciaram nos últimos dias que pelo menos oito jornalistas foram convocados pelos serviços de informações.
Várias pessoas, incluindo um menor, foram detidas na sexta-feira por estarem alegadamente implicadas nos preparativos de um ataque contra as forças policiais.
O ministro do Interior francês tem sido alvo de fortes críticas por parte da direita e da extrema-direita francesas, principalmente depois do ataque do passado dia 23 de Março no sul de França.
Os serviços franceses garantem que a retirada do auto-proclamado Estado Islâmico do Médio Oriente "não enfraquece o nível de ameaça".
Homem terá doutrinado alguns dos restantes nove elementos suspeitos.
A operação não permitiu encontrar nem armas nem explosivos até ao momento.
Detidos são todos homens entre os 18 e os 65 anos, entre eles dois pares de irmãos.
As forças de segurança francesas suspeitam que os detidos estavam a preparar um atentado terrorista.
Longa conversa com um velho político gaulista, desiludido com todos, que mesmo assim não perde o sentido de humor, e do rumor. Acha que, no fundo, triunfaram dois produtos publicitários, que colocam (sobretudo) as “esquerdas” em apuros
Homens têm 23 e 29 anos. Terão sido radicalizados enquanto cumpriam pena de prisão. Foram encontradas armas e materiais explosivos