Sábado – Pense por si

 Faculdade de Medicina da Universidade do Porto
Lusa

Reitor do Porto denuncia "pressões" para aceitar entradas ilegais em Medicina

O caso terá chegado ao ministro da Educação, que ligou ao reitor a manifestar disponibilidade para que se criassem vagas extraordinárias de modo a que estes alunos (que não tinham a classificação mínima na prova exigida no concurso especial de acesso para licenciados noutras áreas) tivessem lugar na Faculdade de Medicina.

A exploração dos bares de praia da Aberta Nova (na fotografia) e de Melides tem gerado polémica
Ana Taborda

A guerra dos bares de praia

Frederico Lamas teve 15 dias para desmontar o Lagoa ò Mar de Melides. Na mesma praia há, agora, um protocolo com nadadores salvadores que a Autoridade Marítima Nacional contesta. E na vizinha Aberta Nova está o Costa Terra - sem concurso.

Luís Montenegro discursa no Parlamento sob protestos de André Ventura
Alexandre R. Malhado

Os canais de comunicação entre Montenegro e Ventura

Entre chamadas, conversas de WhatsApp e reuniões, os mecanismos de entendimentos entre o PSD e o Chega têm sido criados. Hugo Soares é pivô, Abreu Amorim negoceia (e conhece Pacheco de Amorim do MIRN e CDS) e Montenegro formaliza.

Débora Calheiros Lourenço

Estados Unidos voltam a abandonar a UNESCO dois anos depois de regressarem 

Esta será a terceira vez que os Estados Unidos deixam a agência da ONU e a segunda durante governos de Donald Trump. No seu primeiro mandado o republicano decidiu deixar a UNESCO mas depois de cinco anos, e já com Joe Biden na Casa Branca, os norte-americanos acabaram por solicitar o regresso.

Lusa

NATO: Espanha opõe-se a aumento de gasto militar para 5% do PIB

"Para Espanha, comprometer-se com um objetivo de 5% seria não só irracional como também contraproducente; afastaria Espanha da despesa ótima e dificultaria os esforços da União Europeia para fortalecer o seu ecossistema de segurança e defesa", escreveu o primeiro-ministro espanhol.

Rita Rato Nunes

A ascensão e queda do Bloco

Derivas temáticas, caos interno, eleitorado volátil levaram a resultados surpreendentes (19 deputados) e desastrosos (uma). O BE caminha para o fim?

Ana Taborda

101 faltas durante um ano justificam despedimento?

A Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego (CITE) entendeu que não e venceu por maioria – com os votos contra das associações patronais. Entre os muitos pareceres que geraram desacordo há o caso de uma enfermeira acusada de falsificar atestados médicos, e a manipulação de uma fatura da EDP para forjar um comprovativo de morada.

Vanda Marques

Subornos e lutas: os conclaves mais polémicos

Hoje tudo se decide à porta fechada – cum clave, daí vem o nome –, sem contacto com o exterior, mas durante séculos não foi assim. Os cardeais podiam sair, por isso algumas eleições demoraram mais de dois anos. Houve intrigas, corrupção, violência e até o veto de um imperador.

A Newsletter SÁBADO Edição Noite no seu e-mail
Tudo o que precisa de saber sobre o que está a acontecer em Portugal e no mundo. Enviada de segunda a domingo às 21h