PKK anuncia retirada completa daTurquia após 40 anos de luta armada
Partido dos Trabalhadores do Curdistão irá retirar-se para o norte do Iraque.
Partido dos Trabalhadores do Curdistão irá retirar-se para o norte do Iraque.
O governo iraquiano anunciou a retomada das exportações de petróleo da região do Curdistão para o porto turco de Ceyhan, pondo fim a uma paralisação que durava desde 2023.
O PKK anunciou esta segunda-feira a sua dissolução e o fim da luta armada, respondendo ao apelo feito no final de fevereiro pelo fundador e líder da organização, Abdullah Öcalan, que cumpre pena de prisão perpétua há 25 anos.
Ahmed al-Sharaa tem uma Constituição à medida da ambição que o levou da guerra jihadista à pose de estadista conciliador. Os 1.500 alauitas mortos em cinco dias mostram que o puzzle ainda é explosivo.
As detenções foram consideradas como sendo o ponto de ruptura depois de meses de repressão contra membros da oposição e dissidentes. A Human Rights Watch chamou-as de “politicamente motivadas e falsas”.
Erdogan considerou o anúncio como uma "oportunidade histórica", mas garantiu que vai "manter uma vigilância atenta" para garantir que as negociações sejam "bem-sucedidas".
Há 30 anos, Michael Moore estreou Canadian Bacon, sátira à indústria militar descontrolada, onde se inventa uma guerra entre os EUA e o Canadá, só para vender mais armas, e salvar as fábricas da bancarrota. Projecto para 2025? Só a brincar.
Não sabemos o que será, mas sabemos o que deixou de ser. Há vencedores e vencidos, embora alguns destes finjam que não se passou nada. Em Moscovo e Teerão, os que eram “terroristas” há uma semana são hoje tratados como “o povo em armas”. Já vimos isto.
As Forças Democráticas Sírias (SDF) referiram esta quinta-feira que os ataques aéreos turcos mataram doze civis no nordeste do país.
Professor iraniano de Relações Internacionais da Universidade do Minho explica que nem o Irão pode considerar o ataque uma vitória, nem Israel pode pensar que a sua defesa funcionou bem. Deixa ainda alertas sobre as armas nucleares.
A 29 de janeiro de 2002, George W. Bush declarava que Irão, Iraque e Coreia do Norte constituíam uma espécie de “Eixo do Mal”. Quase tudo mudou, desde então.
De acordo com imprensa israelita e palestiniana, uma explosão foi ouvida no porto de Haifa no domingo, causando uma nuvem de fumo.
A ordem internacional foi construída, principalmente, pelo mundo ocidental e tem epicentro entre Washington e Nova Iorque. A ordem sofre, cada vez mais, a contestação oriunda de vários quadrantes na cena internacional, por ser, alegadamente, parcial a favor dos interesses dos seus criadores.
Poucas horas depois do ataque, que aconteceu em Ancara no domingo, o grupo militar ilegal do Partido dos Trabalhadores do Curdistão reivindicou a autoria do ataque.
A morte de Mahsa depois de ter sido presa por alegadamente desrespeitar o código de vestuário originou meses de protestos e confrontos no país.
Os russos aproveitam, a Turquia de Erdogan riposta, o mundo muçulmano agita-se e a sociedade sueca começa a aceitar restrições à queima de livros sagrados.