
Um "pós-museu" para reagir aos "nacionalismos contemporâneos"
A 10 de abril, inaugura no Museu de Etnologia, em Lisboa, uma exposição da Coleção de Arte Contemporânea do Estado que quer estimular um "diálogo crítico sobre o passado colonial".
A 10 de abril, inaugura no Museu de Etnologia, em Lisboa, uma exposição da Coleção de Arte Contemporânea do Estado que quer estimular um "diálogo crítico sobre o passado colonial".
Coleção de Arte Contemporânea do Estado reúne centenas de obras de artistas nacionais como Helena Almeida, Julião Sarmento, José de Guimarães, Abel Manta, Júlio Pomar, Ilda David, Noronha da Costa. Mas também inclui trabalhos estrangeiros como Andy Warhol, Robert Mapplethorpe e Sebastião Salgado.
João Pinharanda, 64 anos, foi programador da Fundação EDP entre 2000 e 2015, tendo sido criador e organizador do Prémios de Arte dinamizados pela instituição, nomeadamente o Prémio Novos Artistas Fundação EDP e o Grande Prémio Fundação EDP, tendo também participado na constituição da Coleção de Arte da Fundação EDP.
Até o marido se licenciar, Maria de Jesus trabalhou como secretária e tradutora para pagar as despesas. Entretanto mudaram-se para a Quinta Patiño, onde tinham uma valiosa coleção de arte e andavam de Porsche. Com João Rendeiro fugido à justiça, Maria foi agora detida.
São 124 obras que se mantêm apreendidas há 11 anos. A SÁBADO fez uma avaliação da valiosa coleção de arte particular do antigo banqueiro que fugiu à Justiça.
DIAP de Lisboa abriu um inquérito ao desaparecimento de 94 obras da coleção de arte contemporânea do Estado.
Existem pelo menos 94 obras de arte com paradeiro desconhecido e outras 18 obras de arte "cuja localização não é conhecida ou é necessário retificar com o Centro Português de Fotografia".
Tribunal diz que que a Associação Coleção Berardo, do qual o empresário é presidente vitalício, quis retirar o poder de controlo dos bancos sobre o futuro da coleção de arte milionária.
No passado domingo, a ministra da Cultura disse que iria remeter este relatório e todos os anexos à Procuradoria-Geral da República, "para que possa desenvolver as diligências".
A DGPC sustenta que a tutela deve encontrar um local que possa funcionar como reserva da coleção e que tenha capacidade para acolher também as mais aquisições de arte contemporânea.
Mais de 90 obras da coleção de arte contemporânea do Estado continuam por localizar, a maioria das quais desde 1992.
Como "o Ministério da Cultura não tem competências de investigação", estes dados serão remetidos "às instâncias competentes na esfera do Ministério da Justiça".
Trata-se de 21 obras de 20 artistas portugueses, que vão passar a integrar a Coleção de Arte Contemporânea do Estado, revelou o Ministério da Cultura.
O arresto foi decretado na sequência de uma providência cautelar interposta pela Caixa Geral de Depósitos, o BCP e o Novo Banco, credores da coleção de arte moderna do empresário.
Francisco Capelo, ex-sócio de José Berardo e impulsionador da sua coleção de arte, afirmou que a criação da Associação Coleção Berardo foi sua "exigência", dada "a natureza controversa" da Fundação do empresário.
Direção-Geral do Património Cultural tem até dezembro para propor um responsável pela curadoria da "Coleção SEC".