Registadas 25.327 ocorrências de violência doméstica, o valor mais alto dos últimos sete anos
Foram registados cinco homicídios em contexto de violência doméstica.
Foram registados cinco homicídios em contexto de violência doméstica.
Em causa estão declarações que "desrespeitam gravemente os direitos das mulheres e espalham desinformação sobre o aborto".
A CIG remeteu "denúncia ao Ministério Público por comercialização de conteúdo potencialmente enquadrável na propagação de discurso de ódio contra as mulheres, apologia da violência sexual e incitamento à prática de crimes sexuais".
O ministro Pedro Duarte, académicos, sociedade civil e vários representantes da Administração Pública vão debater na primeira conferência nacional DEI Summit, promovida pela Associação Portuguesa para a Diversidade e Inclusão.
De acordo com os dados mais recentes, atualizados na página online da Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género, 794 pessoas - entre 442 mulheres, 331 crianças e 21 homens - deram entrada numa casa de abrigo ou num acolhimento de emergência, nos primeiros três meses deste ano.
Em situação de violência doméstica, cabe à Cruz Vermelha o trabalho invisível de conduzir as pessoas agredidas, e as suas famílias, para um local seguro. Não é uma mera deslocação, para quem o faz “salvam-se vidas” – mas o trabalho da instituição termina no fim da viagem.
Foram registados quinze femicídios, todos cometidos por homens e parceiros íntimos (atuais ou passados) das mulheres assassinadas.
A Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género assinala 46 anos com a caracterização da "situação de mulheres e homens nas diferentes dimensões da vida social", identificando diferenças e apontando desigualdades.
Bruno Gonçalves, o vice-presidente da Associação Letras Nómadas, adiantou que essa insatisfação e as críticas estão expressas num manifesto assinado por nove associações.
A Savannah Resources foi notificada pela APA para reformular o projeto, antes da emissão da Declaração de Impacte Ambiental (DIA).
Mais de duas dezenas de crimes ocorreram em relações de intimidade e foram perpetrados por homens. Pelo menos treze vítimas tinham filhos menores de idade.
A newsletter desta terça-feira.
Na primeira metade de 2022 morreram 16 mulheres vítimas de violência doméstica, a SÁBADO falou com o vice-presidente da CIG, Manuel Albano, e com Dalila Cerejo, investigadora do Observatório Nacional de Violência e Género, para entender que fatores que mantém estes números elevados.
Sandra Ribeiro, presidente da Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG), disse que este é um projeto para "capacitar a administração pública para cada vez mais poder fazer um trabalho isento de discriminação" em relação às pessoas LGBTIQ.
O estudo, encomendado pela Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género, mostra que as mulheres trans são as mais discriminadas em Portugal.
Bolos com bolor, WCs sujas, clima pidesco e negligências, denunciam Eduarda e Filipa. Sentem-se vítimas de dupla violência: a doméstica e a do sítio que as acolheu.