Mau tempo mata três pessoas e destrói 17 casas no centro de Moçambique
Algumas que desabaram e outras que ficaram sem teto.
Algumas que desabaram e outras que ficaram sem teto.
Escolheu Medicina para não passar a vida a aviar receitas. Primeiro, foi médico rural em Moçambique e só depois chegou à Saúde Pública, responsável por uma das mais importantes reformas dos centros de saúde. Aos 83 anos vai deixar a vida pública.
Houve casamentos com anéis emprestados e rolos de fotografia fora de prazo; bebés que nasceram ao som de tiros e miúdos de 12 anos a conduzir automóveis rumo à fronteira com à África do Sul. No horizonte, a metrópole distante e muitas vezes desconhecida, para onde ninguém queria vir. E de onde alguns voltariam a sair.
"Vamos falar de tantos problemas e tantas questões importantes", referiu Marcelo Rebelo de Sousa, a propósito da agenda que o espera.
Além das mortes, os impactos preliminares incluem destruição de habitações em Gondola e de infraestruturas sociais como a escola secundária de Bengo
"Foi tudo muito rápido. Chegaram mesmo na altura em que o meu patrão estava a sair da loja" e deixaram o local a alta velocidade, explicou segurança.
Ataques a parentes acusados de prática de feitiçaria são comuns em vários distritos de Moçambique.
Um camião de carga descontrolado embateu na traseira de um ligeiro, que estava numa fila de viaturas na travessia do rio Tembwe, nos arredores de Chimoio, provocando o choque em cadeia.
Pobreza galopante acentuou-se após a devastação do ciclone Idai.
As vacinas foram reunidas pela UNICEF e pela Organização Mundial da Saúde. A campanha de vacinação começará em breve.
O presidente-executivo da Efacec disse hoje que as necessidades de Moçambique, que "já eram muitas", agravaram-se com o Idai.
No país, morreram pelo menos 293 pessoas, de acordo com o último balanço das autoridades. Cidade da Beira volta a ter água este sábado.
Graham Taylor acredita que o número de mortos será superior aos milhares. "Foi uma experiência de humildade ver como todos se ajudavam e estavam tão unidos", relatou.
Há contas para donativos abertas pela AMI ou a UNICEF. Há equipas a prepararem-se para viajar para o terreno e outras que já lá estão. E quem já prepare a reconstrução de casas — um processo que poderá demorar cinco anos.
Ronda abre com a partida entre Maxaque e LD de Maputo