
Proteção Civil de Santarém alerta para subida dos caudais do Tejo
Autoridades pedem à população a retirada de equipamentos agrícolas, industriais, viaturas e animais, das zonas confinantes das linhas de água.
Autoridades pedem à população a retirada de equipamentos agrícolas, industriais, viaturas e animais, das zonas confinantes das linhas de água.
A Proteção Civil pede à população para retirar das zonas confinantes das linhas de água, normalmente inundáveis, equipamentos agrícolas, industriais, viaturas, retirar os animais para locais seguros, não atravessar, com viaturas ou a pé, estradas ou zonas alagadas, e que desenvolvam as ações necessárias para a sua proteção, da família e bens.
A Proteção Civil prevê a possibilidade de inundações no Cais da Ribeira e no Cais do Ouro, no Porto, sobretudo no período que antecede as preia-mares, às 04:28 e às 16:50.
É importante colocar o dedo na ferida, discutir a razão pela qual chove e a terra não absorve, as ruas ficam alagadas, casas inundadas e negócios destruídos. Se sempre aconteceu? Sim. Se agora é diferente? Muito.
"A identificação das famílias é feita pelos municípios", explicou Pedro Nuno Santos.
Não foi só na capital que se registaram inundações. Pelo País há estradas cortadas, deslize de terras e milhares de euros em danos.
IPMA e Câmara Municipal de Lisboa deixaram avisos à população. Valores de precipitação são superiores aos da semana de 8 de dezembro.
Passagem das depressões Elsa e Fabien tinha levado a Proteção Civil a accionar um plano especial no nível amarelo. Barragens de Fratel, Pracana e Castelo de Bode já estão estáveis.
Rio Alviela galgou as margens e invadiu campos no distrito de Santarém
Infra-estrutura atravessa o Tejo ligando Porto de Muge a Muge.
A situação meteorológica já piorou no Norte e, até princípio da noite, outras regiões vão assistir ao agravamento do vento e da precipitação. Litoral está em alerta vermelho.
As autoridades aconselharam a população das zonas ribeirinhas de Santarém a tomar medidas para eventuais inundações. Já foi foi accionado o Plano Especial de Emergência para Cheias na Bacia do Tejo.
Os caudais do rio Tejo subiram hoje à tarde, inundando as zonas baixas de algumas localidades ribeirinhas do distrito de Santarém
HRW acusa as autoridades do Zimbabué de violência e de redução de ajuda humanitária.
O caudal descarregado pela barragem do Fratel diminuiu drasticamente...
A Estrada Nacional 365 entre Pombalinho e Vale Figueira continua submersa, o que provoca o isolamento da povoação de Reguengo do Alviela, situação que deverá manter-se nas próximas horas, segundo o Comando Distrital de Operações de Socorro de Santarém.