
Alberto João Jardim defende bloco central
"Eu sou a favor de um bloco central. Claro que, para haver um bloco central, o PSD tem de querer e o PS tem de querer", disse, comentando as projeções eleitorais na RTP Madeira.
"Eu sou a favor de um bloco central. Claro que, para haver um bloco central, o PSD tem de querer e o PS tem de querer", disse, comentando as projeções eleitorais na RTP Madeira.
Nas eleições do ano passado, também antecipadas, a abstenção foi de 46,60%. As urnas encerram às 19h.
Sociais-democratas conseguiram 33% a 38% dos votos, falhando a maioria absoluta.
Os distritos (mesmo) decisivos, os concelhos que mais pesam, o fator-surpresa, o que não volta a acontecer como em 2022 e o que os partidos esperam: os sinais a que dar atenção na noite de 10.
Socialistas e social-democratas perdem intenções de voto e estão em "empate técnico". Chega pode subir até 16%, conclui a sondagem do CESOP–Universidade Católica Portuguesa.
Foram ouvidos 11.834 crianças e jovens entre os 3 e os 20 anos que vivem em Portugal. Saúde mental, a internet e redes sociais e a discriminação preocupam os mais novos.
António Costa ataca Rui Rio. Rui Rio ataca Costa. Ambos fazem o apelo ao voto útil no seu partido e as sondagens mostram os dois cada vez mais perto. O último dia de campanha já começou e a corrida vai ser renhida.
Se as legislativas se realizassem nesta sexta-feira, o PS vencia com 39% dos votos e uma vantagem de 13 pontos percentuais sobre o PSD (26%) – ainda que longe de uma maioria absoluta. Partido de André Ventura conseguia 7%, o mesmo que BE e mais do que CDU (6%).
Sondagem aponta que 66% dos portugueses acredita que a austeridade regressará a Portugal nos próximos dois anos e que 60% não passará as férias fora de casa, mesmo que não haja restrições quanto a viagens.
Entre 6 e 11 de maio, 4% de trabalhadores estavam em assistência à família, 13% em lay-off e 10% sem atividade.
Inquérito do Centro de Estudos e Sondagens de Opinião da Universidade Católica revela ainda que 26% dos portugueses deixaram mesmo de recorrer aos serviços médicos.
A sondagem da Católica para o Público e a RTP coloca os socialistas com 37%, o que deixa o PS aquém da maioria absoluta, e atribui 30% ao PSD.
Mudança política de PSD para PS na Madeira é algo "muito esperado por muitos madeirenses", afirmou secretário-geral do PS Madeira, João Pedro Vieira.
Os socialistas conseguem 39% das intenções de voto seguidos pelos sociais-democratas, que alcançam 28%.
O BE aparece como a terceira força política mais votada com 9%, seguida da CDU e do CDS com 8% cada um. Tanto o PAN como a Aliança podem entrar pela primeira vez no Parlamento Europeu.
A Universidade Católica celebra, em 2018, 50 anos de presença em Portugal. Durante este período o impacto económico conseguido foi crescendo, até chegar aos 600 milhões por ano.