
Marchas, arraiais e casamentos celebram hoje o Santo António nas Festas de Lisboa
As marchas populares vão desfilar pela Avenida da Liberdade a partir das 21h00.
As marchas populares vão desfilar pela Avenida da Liberdade a partir das 21h00.
Os acessos ao centro da cidade e locais de arraial vão ser condicionados no início da noite, visando "permitir a circulação de pessoas nos mais diversos locais de festividades e diversão em segurança".
É a 13 de junho que Lisboa celebra o Dia de Santo António, mas os Santos Populares começam já este fim de semana. Juntámos 8 arraiais para entrar no espírito e 5 restaurantes para jantar por perto.
O presidente da Câmara de Lisboa, Carlos Moedas, recusou-se a comentar a situação. Lamentou apenas a destruição do património.
Segundo a EGEAC, empresa municipal que gere a animação cultural, a festa começa com 15 casamentos: cinco numa cerimónia civil, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, às 11h30, e 10 na cerimónia religiosa, na Sé de Lisboa, a partir das 14h.
Podem ser utilizados gratuitamente os parques do Colégio Militar, Estrada da Luz, Areeiro, Universidade, Campo Grande, Ameixoeira, Avenida de Pádua e HUB Criativo do Beato.
Os acessos ao centro da cidade e locais de arraial serão condicionados no início da noite de quarta-feira (véspera do feriado municipal, Dia de Santo António), visando "permitir a circulação de pessoas nos mais diversos locais de festividades e diversão em segurança".
As marchas populares descem a Avenida da Liberdade de 12 para 13 de junho, na noite de Santo António. O rio Tejo é o tema central da grande Marcha de Lisboa, que será interpretada por todas os grupos.
Quais os melhores arraiais e que artistas vai poder ver nos Santos, em Lisboa? Onde poderá jantar nas imediações de um arraial? Com junho à porta, fizemos-lhe um guia para aproveitar as festas.
Com a chegada do mês de junho, damos as boas-vindas às festas de Santo António, que enchem de gente as ruas de Lisboa. Saiba onde ficam os melhores arraiais, concertos e restaurantes para jantar, antes de partir para o bailarico.
Este ano, pela primeira vez, a marcha infantil das Escolas de Lisboa também irá descer a Avenida.
"Ainda não estamos totalmente livres do vírus, mas já é possível voltar à rua, voltar aos encontros presenciais que o digital nunca substitui na totalidade", afirmou a presidente da Empresa de Gestão de Equipamentos e Animação Cultural (EGEAC), Joana Gomes Cardoso.
A decisão da Câmara de cancelar as festas foi anunciada em 4 de abril, um mês depois da identificação dos primeiros casos de infeção pelo novo coronavírus em Portugal. Nem o desconfinamento alterou a posição da autarquia.
A Câmara de Lisboa está a seguir as recomendações da DGS para reforçar o confinamento e distanciamento social devido ao coronavírus.
"O Regulamento dos Casamentos de Santo António é omisso em relação à possibilidade de participação de pessoas do mesmo sexo", diz vereador Manuel Grilo.
Durante a manhã 16 casais vão contrair matrimónio nos Casamentos de Santo António numa cerimónia civil a realizar nos Paços do Concelho.