
Cancro: Os novos avanços da medicina
Drogas vivas no corpo durante meses, robôs que operam com menos danos, implantes milimétricos de gelatina, terapias que salvam vidas e estão a tornar crónica a terrível doença.
Drogas vivas no corpo durante meses, robôs que operam com menos danos, implantes milimétricos de gelatina, terapias que salvam vidas e estão a tornar crónica a terrível doença.
Pela primeira vez, em 20 anos, está prestes a ser aprovado um novo medicamento para a dor. A descoberta pode vir a ser tão revolucionária quanto o Ozempic foi para a obesidade. Razão? O novo analgésico não causa dependência. Mas há mais novidades: fatos com elétrodos que permitem que doentes com fibromialgia façam fisioterapia; uma espécie de cateterismo que trata as articulações com nanopartículas; ou o uso de células do sistema imunitário para curar doenças reumatológicas, como se faz no cancro.
Em 2020, 67 doações foram exportadas para 14 países diferentes, acrescem ainda 29 colheitas a dadores familiares e 106 colheitas autólogas exclusivamente para transplante de doentes do instituto.
Febre arrastada, cansaço e nódoas negras são sintomas que podem indicar uma leucemia nas crianças. Uma nova bolsa de estudo desafia os investigadores a procurar novos tratamentos para a doença
Descoberta assemelha-se a terapia CAR-T, mas é mais abrangente. Foram só obtidos resultados em laboratório, mas cientistas têm esperança.
Só passaram seis dias desde o tratamento, mas o doente de 50 anos, que tem um linfoma, está bem. O Instituto espera começar a tratar crianças já no início do próximo ano.
Administração desta nova terapia faz com que 40% dos doentes tenham doenças como linfomas ou leucemias controladas ao fim de dois anos.
Direção-Geral da Saúde avalia as questões que permitiram autorizar tratamento, devendo a resposta ser "rápida".
Reconstituímos o saque que esvaziou aquela que chegou a ser a mais rica empresa portuguesa – e que ainda hoje é difícil de entender
"Mais perto de uma cura para o cancro", de Lucília Galha, conquistou o prémio Imprensa escrita de Jornalismo em Oncologia.
Nélson Galego está a angariar fundos para poder fazer tratamento nos EUA.
Família de Nélson Galego quer angariar 500 mil euros para tratamento apenas feito nos EUA.
Nova terapia usa células do sistema imunitário do doente manipuladas geneticamente para eliminar o tumor. A SÁBADO falou com a única criança portuguesa que fez o tratamento.
Foi a primeira criança no mundo a fazer um tratamento contra o cancro que consiste em armar as células do sistema imunitário para reconhecer o tumor. Está há cinco anos livre de doença
Nova terapia usa células do sistema imunitário do doente manipuladas geneticamente para eliminar o tumor. Falámos com a única criança portuguesa que fez o tratamento. Para já, está livre da doença