Interrupção dos serviços da Cloudflare foi causada por falha interna
Inicialmente havia suspeitas erradas de que as falhas fossem causadas por um ataque em grande escala, diz a empresa.
Inicialmente havia suspeitas erradas de que as falhas fossem causadas por um ataque em grande escala, diz a empresa.
Embora a Rússia seja o ator de desinformação "mais agressivo", a China e o Irão intensificaram as suas estratégias, através de ferramentas de Inteligência Artificial (IA) e redes de 'bots' nas redes sociais.
Candidatos são alvo de ataques coordenados de bots. Em Setúbal, Dores Meira teve de bloquear mais de dois mil. Em Sintra, recorrem a IA.
O debate sobre rendas já não é sobre rendas, menos ainda sobre política habitacional. É, cada vez mais, reflexo da distorção que a tecnologia provoca na percepção da nossa realidade.
Um pedido simples a um modelo de IA tende a consumir mais eletricidade do que uma pesquisa no Google.
Íris Damião, que faz parte da equipa que recebeu a bolsa Conselho Europeu de Investigação, explica à SÁBADO que o objetivo passa por conseguir "ajudar a regulamentação da União Europeia” depois de ser possível justificar porque só recebemos determinada informação e por que meios.
O objetivo destas campanhas é distorcer as tensões existentes em trono das eleições globais, abordando temas como a guerra na Ucrânia ou a imigração.
No dia 10 de Junho, dia Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, parecem ser os portugueses com "s" ou com "z" capazes das piores ações.
A hiperconectividade pode acrescentar um impacto negativo no funcionamento cognitivo e na saúde mental. Ainda que não tenhamos (ainda) provas causais robustas, a preocupação é válida e os seus efeitos reconhecidos pela maior parte das pessoas, razão pela qual a geração Z está a revelar-se pioneira na alteração de comportamentos em relação ao digital.
Entre dezembro de 2024 e março de 2025 Portugal foi alvo de 1.550 publicações por cada milhão de habitantes.
Foi delegado no último congresso russófilo internacional, liderado por um espião russo e aplaudido por Putin. À SÁBADO, Alexandre Guerreiro nega qualquer ligação profissional a Moscovo.
A credibilidade dos resultados foi colocada em causa após ameaças de influência russa, cujo vencedor tinha sido um candidato improvável de extrema-direita. Processo volta agora ao início.
O novo romance do jornalista e escritor fala de desinformação e geopolítica, e foi mote para uma conversa sobre Putin, Trump, os "bots" nas redes sociais e o jornalismo em Portugal.
Luso-russo foi detido em Cascais por vários crimes e aguarda extradição. O especialista David Russo explica à SÁBADO como funcionava este esquema de manipulação que provocou vários lesados e sugere formas de proteção contra estas técnicas enganadoras.
Segundo a polícia portuguesa, "o ‘modus operandi’ utilizado passava pela criação de empresas com declarações falsas sobre criptomoedas (‘tokens’) e pela execução de negociações falsas para criar a aparência de que seriam bons investimentos", o que atraia investidores e compradores e levava ao aumento do preço da moeda.
O princípio básico de um ataque de força bruta é simples: o atacante usa um algoritmo que gera todas as possíveis combinações de caracteres, senhas ou chaves, e tenta cada uma delas até encontrar a correta.