Sábado – Pense por si

Cuidados intensivos

Destruidores de mundos

O eleitorado, que ainda não está propriamente a viver na República de Weimar durante a Grande Depressão, prefere não dar para o peditório dos extremos, sobretudo à direita. Há uma memória histórica que, apesar de tudo, permanece – em Espanha e em Portugal.

caderno de significados

A omertà dos poderosos

Paulo Morais, ativista de muitas causas, não é uma figura consensual. Nem tem de ser. É apenas uma voz que se tem afirmado, com imensa coragem, na denúncia dos abusos de muitos poderes, seja em que latitude for, sejam quem forem os “incomodados”.

Vanda Marques

A vida privada de D. Pedro IV, rei e imperador

Era hiperativo, sofria de epilepsia e caiu 36 vezes do cavalo. Colecionava amantes – com uma delas trocou mais de 200 cartas – e filhos ilegítimos, mas foi um marido romântico e pai dedicado. Como político, não era agarrado ao poder e escreveu contra a escravatura. Abdicou de dois tronos – o português e o brasileiro –, mas mudou a História para sempre.

Miguel Morgado

Crítica de livros: O Poder Neutro

Leia a crítica de Miguel Morgado à nova obra de Marco Caldeira, O Poder Neutro de Benjamin Constant e o Constitucionalismo Português

A Newsletter O Melhor do Mês no seu e-mail
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.